Envelhecer pode ser um processo extremamente agradável e, clinicamente, controlado através do uso inteligente da toxina botulínica (Botox®, Dysport®) e dos preenchedores (Restylane®, Emervel®, Perlane®, Juvederm®VOLUMA™, Juvederm®VOLIFT e outros). Em 2016 e 2017, tais intervenções médicas explodiram entre os atores e modelos masculinos e assim na mídia também. Em resumo, os dois procedimentos citados além de deixar o rosto com aspecto levemente mais jovial podem também o deixar mais “masculino e quadrado”. Você provavelmente já deve ter lido e visto muito sobre tudo isso, certo? Mas infelizmente há poucos textos para leigos sobre a parte nada bonita sobre essas intervenções médicas e por isso escolhi apresentar isso hoje aqui para os leitores do HomemModerno.com.

Bom, vamos lá! Nos meus estágios na Dermatologia consigo perceber como os pacientes chegam no consultório com pouquíssimas ou confusas noções sobre os tratamentos que almejam fazer.

Qual a diferença de toxina botulínica e preenchimento? Terei hematomas? Posso malhar no dia seguinte? Preenchimento dura pra sempre? 

A ideia deste post é que ele funcione como um guia prático e fácil de usar antes de você partir para uma consulta médica. Penso que um paciente ciente e rico de conhecimentos sobre os procedimentos almejados é o melhor candidato para intervenções dermatológicas! A segurança e o sucesso final também dependem de você. Seguem os meus 5 tópicos para você saber, fazer e pensar:

1) Crie uma pasta com suas fotos de rosto

Quantas vezes por dia você se olha no espelho? Em tese, você é o melhor conhecedor do seu rosto, afinal você depara com ele toda vez ao acordar e antes de dormir aos escovar os dentes, por exemplo.

 homem botox preenchimento dermatologista dicas

Faça uma análise do seu rosto. O que você quer melhorar nele? É fácil especificar o que você não está gostando? Será que a insatisfação são as rugas perto dos olhos ou na verdade as olheiras gigantes? E por que não talvez apenas o olhar cansado, pra baixo? O médico dermatologista, ou cirurgia plástico, é o profissional especialista nessa função porém você ajudará muito na montagem do raciocínio dele.

A ideia desse pensamento é você chegar se conhecendo. Aprendi com um dermatologista italiano, Dr Will Kirby, que é preciso entender como seu rosto “evoluiu” nos últimos anos. O ideal seria você saber e conhecer o progresso da sua face desde o fim da sua infância!

Leve suas fotos de pelo menos de 2,5 a 10 anos atrás. Se tiver fotos suas no início da adolescência melhor ainda! Crie uma pasta em um pen drive, por exemplo, ou no caso de seu médico não ser tão moderno leve impresso.

As imagens são de importância singular para a compreensão plena da dinâmica da sua dinâmica de envelhecimento natural. Geralmente, acabo pedindo para o paciente mostrar as fotos das suas redes sociais ou de alguma pasta em seu celular.

2) Expectativa X Realidade. Alinhando o seu inconsciente com a consulta médica

Ok, agora que você tem uma boa noção do que te desagrada no seu rosto é preciso aprofundar e pensar como um adulto maduro. Por que, de verdade, você está querendo se submeter a um procedimento médico estético?

A young man applying cream to his face while looking in the mirrorhttp://195.154.178.81/DATA/i_collage/pi/shoots/783406.jpg

Cara, essa parte é difícil e pode parecer “boba” para alguns. Costumo brincar e falar para os pacientes “busque a resposta do fundo do coração”, rs. Sabe aquele motivo que você vai contar para a sua família ou melhor amigo? Deixa essas explicações para as desculpas sociais! O seu médico ou pelo menos a sua parte mental consciente merece essa reflexão. 

Principais respostas que já ouvi:

  • “Faço aniversário daqui uma semana e quero continuar bem pra não precisar fazer nada ‘forçado’ ou artificial no futuro”;
  • “Tenho uma festa na empresa e acho que é uma oportunidade pra dar up grade”;
  • “Minha namorada sempre reclama das minhas olheiras”;
  • “Ah, tenho um amigo que fez preenchimento e gostei muito. Ficou natural e ele ficou com aspecto de descansado, mais novo”;
  • ” Senti que emagreci muito e meu rosto murchou e está flácido. Me sinto mal quando vejo nas fotos”;
  • “Me separei recentemente e tô me sentindo “meio acabado” e envelhecido. Preciso voltar no jogo”;
  • ” As concorrentes na minha empresa são mulheres e todas muito bonitas. É difícil competir com as maquiagens dela”
  • “Não quero nunca fazer cirurgia plástica. Então pensei então cuidar da minha pele desde agora”

Percebe o que há por trás de cada resposta? Tenha noção da razão que o leva ao médico dermatologista. Reconhecer suas reais expectativas é tão importante, caro leitor. 

3) Status: saudável – Ajude a evitar as negligências médicas!

Quando leitores fora do estado de São Paulo me pedem sugestão de dermatologistas em outro estado sempre fico com receio de indicar pessoas que não conheço pessoalmente. Você pode ter a infelicidade de se consultar com um médico pouco atencioso, insensível ou até negligente e isso erar consequências negativas no resultado global do procedimento estético escolhido. Mas há algumas macetes pra você diminuir as chances de isso acontecer!

saúde masculina cancer de pele visita dermatologista

Você está prestes a fazer um preenchimento com ácido hialurônico, por exemplo, e seu médico não perguntou quais remédios você está tomando ou quais doenças já teve? Complicado! Por isso já chega na consulta listando todas as suas doenças crônicas e seu estado de saúde dos últimos meses.

Você já fez cirurgia plástica? Usou algum preenchedor anteriormente? Faça questão de contar pra ele, cara! É importantíssimo o seu médico saber isso. Na correria, infelizmente, ele pode esquecer de indagar e dependendo da sua resposta isso pode mudar tudo no planejamento dermatológico.

Você tem alguma condição auto imune (Exemplos: lúpus, vitiligo, penfigoide bolhoso,psoríase, e outras. CLIQUE AQUI PARA VER UMA LISTA) ?Grite isso para o médico! Você sangra com facilidade? Conte pra ele também. 

O lance é que você explicitar na consulta como está/estava a sua saúde nos últimos dias é uma mão na roda para a sua segurança. Esse tópico permite evitar qualquer evento adverso mais grave, entende?

4) A consulta médica deve ser antes do procedimento cosmiátrico, ok?

Dica de mestre: vá no médico para a avaliação da sua face antes de você chegar lá já “pedindo” toxina botulínica (Botox) ou preenchimento. Só faço indicação certeira e marco para alguém uma visita direto para sala de procedimentos se eu já conheço a pessoa e já pude analisar e bater um papo informalmente antes.

Como você pode ter certeza que o que você precisa é botox mesmo? Você sabe como será a questão dos hematomas? E se você tiver um evento importante no próximo dia? Enfim, alguns pontos precisam ser conversados antes da decisão de qualquer ação prática.

E atenção para a pressão que tanto o médico (pensando naqueles mercenários) quanto os seus conhecidos podem estar fazendo em você. Esqueça a insistência deles e seja racional, afinal o rosto é seu, meu caro! Nada de querer fazer algo correndo também por causa daquela festa no final do semana ou só porque o verão está batendo na porta, rs.

5) Pense nisso tudo como um investimento

Vamos ser francos. É difícil você passar por um médico dermatologista ou cirurgião pkástico e fazer algum procedimento sem gastar, no mínimo, mil reais. Portanto, responda isso antes de agendar qualquer coisa:

  • A consulta é cobrada ? Quanto ele pede? Ou tem que pagar apenas os procedimentos?
  • Qual o preço do médico que te indicaram? Ele vale a pena? Você recebeu sólidas e boas recomendações?
  • Quais as marcas e os produtos que ele usa? Pergunte antes, man! A secretária geralmente sabe.

Se você ouvir ou ler algo que o produto usado é PMMA (polimetimetacriletalo) ou Bioplastia FUJA dessa clínica. Só use preenchedores absorvíveis pelo corpo, como hidroxiapatita de cálcio ou ácido hialurônico. Em geral, um bom preenchimento dura de 8 a 16 meses dependendo da substância usada. Passe longe daqueles definitivos. Eles são proibidos no Brasil, salvo em específicas situações!

  • Você se planejou financeiramente para esse investimento da sua aparência? Quanto você está disposto e pode gastar?
  • Quais as formas e prazos de pagamento? Mais uma vez: a secretária pode e deve te informar isso antes. 

botox e preenchimento para homens dicas

Alguns amigos médicos “podem me odiar” pelo que escreverei, mas serei bastante sincero. É MAIS VALIOSO A ANÁLISE MÉDICA e UMA BOA CONSULTA DERMATOLÓGICA do que o preço dos procedimentos, em si. Infelizmente existem anúncios de botox e preenchimento em quase toda a esquina. Nem preciso te lembrar que o barato pode sair caro, certo?! Há profissionais não médicos como farmacêuticos, dentistas, esteticistas que não deveriam mas realizam essas intervenções médicas. E eles fazem de maneira ruim? Até que não, porém carecem de conhecimento dermatológico e também de como realizar uma avaliação da pele, dos músculos e dos tecidos de sustentação para assim indicar o melhor procedimento e tratar das emergências e complicações médica. Eles não são médicos, tenha isso em sua mente. Enfim, pense que você não está pagando pelo produto X ou Y mas sim pela qualidade do profissional

 

SEGURA ESSA DICA DE OURO, MAN!

Eu escrevi que seriam 5 orientações mas não consigo deixar de pensar como essa minha outra sugestão é importante também! (Fico pensando nos meus amigos de amigos que vem chorar pra mim no Whatsapp e vejo que essa é uma falha constate de alguns médicos), então segue um conselho extra.

SE FOR A SUA PRIMEIRA VEZ, EVITE FAZER BOTOX E PREENCHIMENTO NO MESMO DIA.

Por que alguns médicos não orientam isso? Porque eles querem garantir a grana deles, infelizmente. É válido ter em mente que por mais que a mudança do preenchimento na sua face seja mínima ela é uma alteração de qualquer forma. E ter duas variáveis novas no mesmo tempo pode ser um problema. Pura matemática! Portanto, dê tempo para cada um fazer efeito e então seguir o próximo passo.

  • Fez preenchimento hoje? Espere de 3 a 4 dias para aplicar a toxina botulínica.
  • Fará botox antes? Espere, NO MÍNIMO 7 dias, para fazer preenchimento.
  • Quer fazer limpeza de pele? Faça de 2 a 3 dias antes de procedimentos como botox ou preenchimento.
  • Vai fazer algum laser e fez preenchimento? Converse com seu médico e faça uma boa programação.

Quero destacar que não são todos os dermatologistas que pensam igual, porém os que mais estimo raciocinam da mesma forma.

o que todo homem deve saber sobre botox e preenchimento

ENFIM, cuida da sua pele e não seja a vítima típica de procedimentos mal executados, ok? Saiba que o paciente é um parceiro do médico. Você chegando munido e sabendo o que quer e não quer, e como quer, vai colocar você mais perto do gol e pronto pra ficar com um rosto mais bacana. 

Dúvidas? Fale com seu médico ou nos envie por aqui. E consulte se seu médico é membro de alguma entidade médica, como a Sociedade Brasileira de Dermatologia, por exemplo.

 

Referências:

1. Dermal Fillers: Do’s and Dont’s – URL: NCBI

2.HAMILTON, Douglas; AZIZZADEH, Babak. Beverly Hills Beauty Secrets: A Prominent Dermatologist and Plastic Surgeon’s Insider Guide to Facial Rejuvenation.