Presente em incontáveis desfiles masculinos de marcas nacionais e internacionais, as manbags, ou bolsas masculinas em bom português, estão cada vez mais conquistando espaço nas lojas por conta de novos adeptos desse acessório útil. Isso mesmo, bolsas são úteis e não apenas item decorativo.  Afinal, o homem moderno tem celular, Ipod, notebook, e um monte de outros gadgets que precisam ser carregados por aí, além da carteira e a chave do carro… É, não há bolso que agüente. O marido de Gisele Bündchen, Tom Brady (jogador de futebol americano), é adepto das bolsas e sempre aparece carregando–as, repare na foto: Tom Brady tem uma só pra ele e Gisele tem a dela. Outro que não compromete a imagem sobrecarregando os bolsos da calça é o ator George Clooney. Já Keanu Reeves prefere uma ecobag. Para quem ainda tem dúvida de que bolsa é sim um item masculino e útil, Jack Bauer – da série “24 Horas” – prova que o acessório pode estar presente inclusive em uma cena de ação.

bolsas-masculinas

A variedade de modelos e materiais é grande, então a melhor maneira de não errar na escolha é optar por aquela que supre as suas necessidades de acordo com o seu estilo, afinal a bolsa deve estar no mesmo contexto da roupa.

Bolsa Carteiro

É o modelo que possui mais adeptos, por isso é encontrada mais facilmente nas lojas. É muito versátil, pois as de lona, nylon e camurça são casuais e combinam bem com o despojado jeans, camiseta e tênis. As de napa, PVC, PU e couro legítimo figuram bem com blazer, terno e gravata, mas é preciso atentar-se quando cruza-las em diagonal no corpo: pelo menos um botão do blazer ou da blusa deve estar fechado, evitando que o peso da bolsa comprometa o alinhamento da roupa. Também pode ser usada na vertical apoiada por um ombro só.

bolsa-carteiro-masculina

Bolsa de Mão

É o modelo mais moderno e mais visto nos desfiles. São muitas as variações: existem modelos para a academia, para o trabalho – com compartimento para o notebook -, as >weekend – para viagens curtas – e as de passeio. A roupa escolhida é que dará o tom para o modelo ideal.

bolsa-de-mao-masculina-1

Uma alternativa para quem ainda torce o nariz é optar por aquelas que possuem três alças: uma longa no estilo carteiro e duas curtas para esporadicamente carrega-la nas mãos e, assim, acostumar-se com a idéia.

bolsa-de-mao-masculina-2

A cor marrom, bege ou tan (caramelo) dá basicamente com tudo, assim como uma branca ou preta pode dar. Para usar uma colorida sem errar, opte por peças de roupas em cores básicas ou em uma com o mesmo tom da bolsa. Se você gosta de estampas, aposte nas inspiradas em bandeiras, no xadrez e nas camufladas. Não é preciso combinar bolsa com sapato e cinto. A bolsa deve estar coordenada com a roupa: no mesmo estilo, na mesma vibe. Se quiser, pode usa-la no tom dos acessórios, mas evite escolher a cor exatamente igual, acaba ficando sério demais ou careta. Cuidado com o tamanho, os mais baixinhos correm o risco de serem engolidos por uma maxibag. O espelho é o melhor termômetro, sempre.

E aí, você já tem a sua bolsa? Ou ainda não está pronto para encarar?

Fotos: reprodução

Texto escrito por: Heitor Bergantin