Fumar cigarro é prazeroso para muitas pessoas.  Tô errado? Se parar de fumar fosse fácil provavelmente você não teria clicado para ler essa matéria. James Dean, um símbolo sexual, sempre aparecia fumando (tudo bem que na década 50 ele não sabia sobre os problemas do hábito). Mas hoje quem não sabe que o cigarro é um objeto repleto de maleficências que levante a mão! O tabagismo é um hábito extremamente nocivo à saúde e todo mundo sabe disso. Mas quais são os efeitos de fumar a curto e longo prazo? Será que o ato de fumar cigarro causa disfunção erétil (brocha) mesmo ou é balela da comunidade científica? Vamos conversar sobre o assunto de uma maneira fácil de entender com algumas dicas práticas. 

james-dean-cigarro-impotencia-sexual

ENTENDA COMO FUNCIONA O SEU PÊNIS

O pênis é como se fosse uma mangueira de lavar o carro formada por esponjas no seu interior. Quando você abre a torneira e a mangueira torna-se rígida, endurecida e então o conteúdo (água) passa para o exterior é um sinal de que tudo está funcionando bem. Isso é uma ótima analogia com relação a anatomia do pênis, afinal não é a mesma coisa com o seu órgão sexual quando você recebe um estímulo sexual ou no ato de urinar? Pensar dessa forma faz você entender com facilidade os motivos, principalmente o cigarro, da disfunção erétil.

Quando essa esponja dentro da mangueira vai ficando entupida, com muita sujeira  a água jorra menos e a mangueira fica flácida, certo?

O cigarro faz esse exato mesmo efeito na sua ferramenta, meu caro. Você não vai querer ter que usar o balde pra lavar o seu carro!

O tabagismo gera várias consequências ao vasos sanguíneos que nutrem os corpos cavernosos e o corpo esponjoso do pênis, e assim ele não consegue crescer e ficar rígido. A nicotina, por exemplo, danifica a parede muscular dos vasos (Sim, se você não sabia as veias e artérias tem camadas musculares na sua anatomia)!

para-de-fumar-impotencia-sexual

As substâncias do cigarro, diretamente, lesam os vasos mas você pode pensar também em outros motivos que danificam as microestruturas do pênis, como a obesidade e o “colesterol alto”. São assim vários os fatores de risco, como os citados pelo urologista Valter Javaroni, do Minha Vida:

– Sedentarismoimpotencia-sexual-brochar
– Diabetes
– Hipertensão arterial (pressão alta)
– Dislipidemia (colesterol e triglicérides alterados)
– Tabagismo 
– Obesidade
 
 
 
O pênis pra ficar ereto precisa de muito sangue bombeado pra região, assim qualquer obstáculo nos vasos pode comprometer o enrijecimento. Deu pra entender a ideia de que a circulação comprometida pode assim gerar a disfunção erétil (impotência)? 
 
A impotência sexual, pensando na disfunção erétil, PODE SER APENAS UM SINAL que seu coração está começando a ter problemas!
Sim, o fato de seu pau (permita-me a intimidade, cara) não levantar tanto ou quase nem subir mais pode ser um sinal de você está com problemas nos vasos do seu corpo e então uma prévia de um problema cardiovascular. Dessa forma, É IMPRESCINDÍVEL você procurar um médico vascular. Todo cuidado é pouco.
 
A boa notícia é que boa parte desses fatores mencionais são modificáveis, ou seja, você consegue diminuir ou até retirar eles da sua vida e então as consequências.
 cigarro-faz-brochar-mesmo-tabagismo-impotencia
 

” Ficar mais velho vai me deixar brocha, mesmo se eu nunca fumei ? “

Outra pergunta comum é essa. E a resposta meu caro, é boa, PROVAVELMENTE NÃO. Quero dizer que, o próprio envelhecimento – isoladamente – NÃO é uma causa de disfunção erétil. Acontece que os caras mais velhos geralmente pela soma de fatores, e com a adição dos efeitos desse ao longo do tempo, acabam tendo a consequência quando os cabelos ficam brancos. Deu pra entender a diferença? 

impotencia-sexual-relacao-com-cigarro

” Eu fumo, meu sexo ‘tá’ normal mas NÃO ESTOU AFIM DE FICAR BROCHA daqui alguns anos, haha.  Quero muito ser pai. Me ajuda a diminuir o cigarro? Tem como parar de fumar fácil?”

Esse cara falou uma coisa importante. Ele quer ser pai, além de ter um bom desempenho sexual e nisso o tabagismo também pode atrapalhar.

O cigarro afeta a qualidade e a quantidade dos espermatozoides.

Assim, você até pode ter um pênis ereto tomando algumas medicações. Mas, pode ser um cara infértil. Se isso já acontece com você, fique tranquilo! Procure um médico, fale abertamente sobre seus problemas e ele te ajudará, com certeza, na melhor solução.

impotencia-sexual-ajuda

Uma ótima ideia é você calcular o quanto o cigarro já te prejudicou. É fácil basta entrar neste link do Itórax e fazer o teste! 

DICAS PARA CESSAR  O HÁBITO DE FUMAR

Por que você COMEÇOU a fumar?

Essa é a minha pergunta para quem me aborda sobre o assunto. Foi por influência de amigos? Foi pelo estresse do trabalho? Qual foi o gatilho pra você comprar o seu primeiro pacote de cigarros? Avalie isso.

Uma dica prática é você encontrar algum objeto para substituir o cigarro no sentido de ter algo para segurar em sua mão e boca Considere canudos ou você pode tentar um cigarro artificial chamado EZ Quit encontrado aqui.

cigarro-disfuncao-eretil-cigarro-brocha-mesmo

Ficou alguma dúvida? Tem alguma dica boa para parar de fumar? Compartilhe com os outros leitores.

Referências

1. Causas e tratamento da disfunção erétil, URL: 121doc

2. Modifiable risk factors for erectile dysfunction: an assessment of the awareness of such factors in patients suffering from ischaemic heart disease, URL: TheJornal of Sexual Medicine

3. Simplified Interpretation of the Erectile Function Domain of the International Index of Erectile Function; Cappelleri, Joseph C. et al.; URL: The Journal of Sexual Medicine