Um dos principais desafios da vida adulta é conquistar o sonho da casa própria. Com um mercado imobiliário bastante aquecido nos últimos anos e preços cada vez mais altos, ficou ainda mais difícil comprar a sua primeira casa – aquele lugarzinho para chamar de seu, certo?
 
Por ser um bem de valor bastante considerável não dá para sair por ai fechando o primeiro negócio que a aparece pela frente. É preciso muito planejamento para que seja algo sustentável para o comprador. Estudar e escolher itens como localização, tipo do imóvel (casa ou apartamento), número de quartos, metragem, é essencial para garantir um bom acordo, sem deixar as finanças no aperto.
 
Nesse processo de planejamento, o curso de coaching assim mesmo como ter um coach pode ser um grande aliado. O método trabalha o autoconhecimento e o foco dos indivíduos, contribuindo para que a pessoa estabeleça uma meta e ache meios de cumpri-la. O master coach Sulivan França, presidente da SLAC® Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching, separou 5 dicas para o site do HomemModerno.com para ajudar na aquisição da sua primeira casa.
 

#1 O que eu quero?

A questão parece básica, mas é ela quem irá delimitar suas buscas e ajudar a adequar o que você almeja à realidade que possui. “Se a pessoa não definir primeiro o que ela quer – novo ou usado, casa ou apartamento, dois ou três quatros, 50 ou 100 m² –, a procura pelo imóvel será muito mais complexa, cansativa e insatisfatória do que deveria. Objetivo é chave desse processo”, explica França.
 
dicas primeira casa homem coach

#2 Quais são as suas inspirações?

Ter um objetivo bem detalhado, com características pontuais pode ajudar muito no processo. Busque na internet, ou em sites específicos, como o Houzz, DwellZAP móveis por casas ou apartamentos semelhantes aquilo que você almeja. Ao selecionar as suas preferências de decoração, tamanho, fachada, localização, área externa e outros detalhes crie uma pasta no seu computador, celular ou até mesmo imprima e tenha essas referências sempre perto de você. Quanto mais desenhado o seu objetivo mais fácil ele sair do papel, entende? Inspirações funcionam como o gatilho diário para você efetuar as metas para chegar ao alvo final: a compra da primeira casa.
 
sonho da primeira casa dicas homem

#3 Quanto eu posso gastar?

 
Decidido o tipo de imóvel e quais as características que você espera que ele tenha, chega a hora de avaliar quanto você tem em caixa e como um gasto a mais implicará em seu orçamento. A análise precisa ser ainda mais minuciosa se você não tem o valor (ou um bom montante) para quitar à compra a vista. “O curso de coaching contribui para que a pessoa consiga avaliar melhor esse tipo de comparativo. Ela precisa ter muita certeza dos ganhos e despesas que tem mês a mês antes de mergulhar de cabeça em uma divida que, geralmente, dura anos.”
  

#4 Descobri que não tenho dinheiro. E agora?

 
Principalmente para os mais jovens essa realidade é bastante comum. Mas o coaching funciona também nessa ocasião. Buscar um curso hoje para um planejamento de cinco ou dez anos pode ser muito benéfico. “Quanto mais cedo a pessoa aprender a trabalhar seu foco, a importância das metas e entender o processo para efetivamente cumpri-las, mais fácil será atingir os objetivos no futuro.”
 
primeira casa ideias para comprar
 

#5 Negocie até o fim

 
Com os valores que você pode gastar já definidos é hora de ir para o mercado em busca das melhores ofertas. Pesquise muito. Faça uma lista de todas as oportunidades e uma análise cuidadosa. Pese pós, contras, parcelamentos, benefícios oferecidos. E, claro, não se esqueça de negociar. “Você pode conseguir ótimos descontos se dominar as técnicas da negociação, outro ponto no qual o curso de coaching pode ser essencial. A metodologia desenvolve habilidades como saber apresentar-se com assertividade, o que é muito importante em situações como essa”, finaliza o coach.
 

primeira casa sonho como conquistar o primeiro imóvelGo, man!