Já foi comentado aqui no HomemModerno.com a diferença entre a pele masculina e a feminina, mas faço questão de relembrar: a pele dos homens, em sua grande maioria, é mais grossa, áspera e oleosa, tudo isso devido à diferença hormonal. Assim, a quantidade de glândulas sebáceas nos homens é maior, por isso, os poros são mais abertos. O que isso significa? Nossa pele, em tese, precisa de mais cuidado do que a feminina!  E um dos passos fundamentais para um bom cuidado é a sua limpeza diária.

A higiene da pele facial tem a função de remover a gordura, e as impurezas produzidas ao longo do dia, além das células mortas. Listei as perguntas mais frequentes sobre o tema que recebo, e aqui estão as respostas:

“Limpar o rosto só com água não é o suficiente?”

– Infelizmente não é. E então, sempre faço a comparação com o ato de lavar louça. Afinal se a água fosse suficiente e possuísse capacidade de desengordurar, não teria necessidade do detergente, certo? Pois então, com o rosto é a mesma coisa! Precisamos de sabonetes específicos com função de desengordurar nossa pele.

“Posso usar o mesmo sabonete que uso pro corpo?”

– Não, cara. É necessário usar sabonete específico para a face, já que foi elaborada para não ressecar e nem irritar. Afinal a pele do rosto é diferente da do resto do corpo.

“Com qual frequência que devo limpar o rosto?”

Duas vezes ao dia, sendo a primeira ao acordar e depois ao dormir.

“Mas por que duas vezes?”

– Simples: ao acordar, você precisa eliminar as células mortas, além de facilitar o processo da absorção do filtro solar (sim, ele é importante). E ao deitar, você precisa retirar todos os resíduos acumulados ao longo do dia, e se você ainda utiliza algum tratamento antienvelhecimento, esse é potencializado ao agir num local limpo.

“Tenho pele oleosa, qual produto você me indica?”

– Indico produto em GEL, evite os cremosos. Os que mais curto e possuem grande eficácia são:

1) Sabonete Líquido CLEANANCE da Avène (ideal para peles oleosas, sensíveis, pigmentadas e enrugadas):

Eu gosto muito deste gel! Fragância suave, refresca a pele, evita a proliferação de bactérias, e ainda acalma a tez com a água thermal.

sabonete-liquido-cleanance-avene

Preço médio: R$ 80,00 (200ml)

2) Effaclar Gel da La Roche-Posay (ideal para peles oleosas, sensíveis, não pigmentadas e firmes)

Gosto do Effaclar porque ele não possui sabão, e nem corante! Além disso pH deste produto é 5,5. Ele é também sebo-regulador, anti-bacteriano e anti-fúgico. Só não curto muito o cheiro, de resto vale a pena.

Preço médio: 33,oo (60ml)


Preço médio: 33,oo (60ml)

3) Espuma de limpeza facial DERMOTIVIN FOAM da Galderma (peles oleosas e sensíveis)

dermotivin-foam-galderma

Trata-se de uma espuma com extratos naturais de Aloe Vera e Calêndula, sendo assim perfeito para peles sensíveis. Não deixa resíduos nenhum, e a espuma é muito refrescante. Outra informação é que não tem cheiro forte e não resseca. Com certeza é um ótimo produto.

Preço médio: 40,00 (130ml)

Se tiver alguma indicação de produto, dúvidas sobre o tema ou pautas sobre o próximo post, divida conosco nos comentários.

Cuide-se.