Todo mundo sonha em conhecer o velho continente, seja durante o verão animado, o frio rigoroso ou os tradicionais eventos que só acontecem na região. Apesar de ser um desejo comum a muitos brasileiros, nem todos sabem que apenas quem possui um seguro viagem de valor mínimo de 30 mil euros é que tem o privilégio de curtir uma temporada nos países da Europa.

ENTENDA PORQUE O SEGURO VIAGEM PARA EUROPA É OBRIGATÓRIO E GARANTA A COMODIDADE E A SEGURANÇA DA SUA VIAGEM

Pelo menos é assim que funciona nos 27 países do continente que fazem parte do Tratado Schengen, um acordo assinado entre algumas nações europeias há 30 anos para permitir a livre circulação entre os países, o fim do controle das fronteiras e a não obrigatoriedade dos passaportes para seus cidadãos. Além disso, o Tratado exige o seguro viagem de cobertura mínima de 30 mil euros para os demais estrangeiros, inclusive brasileiros. A medida tem como objetivo reforçar a luta contra o crime organizado e o terrorismo e inclui, ainda, a cooperação de forças policiais e acesso a informações.

Brasileiros que escolhem esse destino estão sujeitos a um acordo europeu de segurança

Brasileiros que escolhem esse destino estão sujeitos a um acordo europeu de segurança

Quais são os países assinantes do acordo?

São 27!  Esses exigem que o seguro em caso de doença ou acidente: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça. Nem todos os participantes da União Europeia estão inseridos no acordo, assim como há países que não fazem parte da U.E. que fazem parte do espaço Schengen, como Noruega e Suíça, por isso, é bom ficar de olho nos destinos que irá para evitar a desagradável surpresa de ser barrado na área de imigração.

O SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O turista que está com viagem marcada para a Europa precisa contar com a proteção oferecida pelo seguro viagem correto (e exigido!). É por isso que, seja em agências, em bancos ou nas seguradoras online confiáveis, ao informar o destino europeu, a cotação é feita conforme as exigências do acordo local. Isso quer dizer que empresas sérias possuem a comodidade de oferecer um plano de seguro viagem para Europa com cobertura de pelo menos 30 mil euros ou o equivalente em outra moeda.

A versão básica inclui não só assistência contra possíveis doenças e acidentes ocorridos durante a viagem, mas também conta com assistência jurídica, custeio de despesas aéreas e de hospedagem, acompanhamento de familiar, acompanhamento de crianças, garantia em caso de extravio de bagagem e contra atraso de voo. Os planos mais encorpados e, consequentemente, mais caros costumam oferecer as mesmas facilidades, mas com franquias de valores superiores para algumas despesas. Para acertar na contratação, o viajante precisa pensar em sua necessidade: se é portador de uma doença crônica ou se pretende realizar uma atividade arriscada como esporte radical, por exemplo, o ideal é que a franquia seja alta, evitando gastos desnecessários que podem comprometer o orçamento planejado. Se a viagem tiver um perfil de relaxamento e de descobertas e contar com um turista em perfeitas condições de saúde, o plano mais simples pode ser suficiente.

travel seguro viagem dicas europa homemmoderno

Assim como todos os destinos do mundo, o continente europeu é cheio de surpresas que podem, às vezes, não ser agradáveis. A fim de se ter uma viagem segura e tranquila o melhor é se precaver e contratar o seguro ainda no Brasil. Muitas pessoas não sabem, mas ele vale do momento que você embarca ao momento de retorno ao país, incluindo os dias de deslocamento. Além disso, seu valor no orçamento global é tão irrisório que não vai comprometer seus gastos com outras coisas digamos “mais interessantes” ou palpáveis.

Adquirir um seguro viagem é só a primeira de muitas outras oportunidades que vão deixar lembranças muito positivas na memória dos viajantes, pelo menos até a próxima viagem para a Europa.