Desde o início da minha adolescência, a corrida e a bike sempre foram as minhas atividades físicas favoritas. Morando no interior era fácil achar um lugar arborizado, tranquilo para gastar vários minutos troteando e ouvindo uma boa música. Porém, lembro de ler uma pesquisa médica em 2007 sobre como correr ao ar livre pode ser prejudicial para saúde visto que AO AUMENTAR SUA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA e cardíaca, pelo aumento de demanda de oxigênio, você acaba aumentando a inspiração de poluentes e dessa forma acarretando várias consequências pulmonares – a curto e a longo prazo. Alguns anos depois da leitura daquele artigo científico me mudei para São Paulo e correr, na maioria da vezes, limitou-se a esteira da academia ou do prédio. Neste post apresento várias dicas para quem gosta da atividade e quer garantir que os benefícios sejam maiores que os malefícios.

Mora em cidade grande? Corra o mais cedo possível então. (Photo Disclosure/ Modelo usa H&M)

Mora em cidade grande? Corra o mais cedo possível então. (Photo Disclosure/ Modelo usa H&M)

 

// CORRER AO AR LIVRE

Se você ainda optar por correr ao ar livre, há alguma dicas para minimizar as desvantagens dessa modalidade:

1) Escolha ruas menos movimentadas e aquelas mais arborizadas. Parques, praças e espaços públicos são excelentes;

2) Em algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, a prefeitura reserva ruas e avenidas para a população e a passagem de carros na região é proibida. Na minha cidade, há a “Paulista Aberta” , quando a avenida fica fechada para os carros e aberta apenas para os pedestres. Pronto! Ótima oportunidade para correr ao ar livre. Fique esperto na programação da sua cidade, portanto;

3) Em dias mais frios evite correr ao ar livre. Lembre-se da física: o ar frio é mais pesado e então os poluentes acabam ficando mais concentrados próximos ao chão. Lembra das aulas de Geografia? Aquele fenômeno de INVERSÃO TÉRMICA acaba dificultando a dispersão dos poluentes.

4) Opte pelo começo da manhã (até 8 da manhã, de preferência). Quanto mais cedo melhor! Nesse período do dia a concentração de poluentes é a menor e tenda a aumentar até o final da tarde.

5) Tenha uma alimentação rica em antioxidantes (vitamina E e C) assim como também use produtos no rosto para lutar contra os efeitos dos radicais livres;

Fique atento aos sinais do seu corpo (Photo Disclosure/ Modelo usa H&M)

Fique atento aos sinais do seu corpo (Photo Disclosure/ Modelo usa H&M)

6) ABUSE do fotoprotetor, meu caro. Não adianta você cuidar do seu coração, mas daqui alguns anos ganhar de brinde um câncer de pele. Há vários protetores solares específicos para homem – a desculpa de cheiro, oleosidade não cola mais. (Leia AQUI mais sobre isso)

7) Boné, Viseira e roupas com proteção contras os raios UV também são boas opções;

8) Em um trecho da corrida você terá que passar por uma rua movimentada, cheia de carros? DIMINUA O RITMO e procure respirar pelo nariz. Lembre-se que a inspiração pelas narinas permite uma maior filtração do ar e diminui a toxicidade. Evite respirar nessa hora pela boca e assim diminuir o contato com o ozônio (O3), por exemplo, um poluente que acaba se formando da interação do gás do carro com a luz solar.

9) Tossiu muito? Nariz irritado? Olhos vermelhos ou coçando? Provavelmente a região escolhida para correr não é a melhor e está, claramente, irritando e “agredindo” seu corpo. Fique esperto aos sinais!

10) Lembre-se também que ao estar na rua você está mais sujeito à ação externa: poluentes, pessoas, assaltos e até fenômenos naturais. Dessa forma, saia de casa preparado: só leve o suficiente, cheque a previsão do tempo e ande em locais seguros;

Vai correr em casa ou na academia?

Qual a esteira que você correr? (Photo Disclosure)

Qual a esteira que você correr? (Photo Disclosure)

 

/ESCOLHA A ESTEIRA CERTA

Quando morei no Canadá, no inverno não tinha outra opção a não ser correr na esteira. Lembro de procurar, então, academias que apresentavam bons produtos. Se você, por algum motivo também, corre em esteira alguns dias da semana – ou quase sempre – então bora usar a inteligência. Escolha um equipamento moderno que consiga atender suas expectativas e proporcionar uma experiência agradável e saudável.

Se você tem um SmartPhone, por que não uma "esteira inteligente"? (PhotoDisclosure)

Se você tem um SmartPhone, por que não uma “esteira inteligente”? (PhotoDisclosure)

 

– Além da escolha da esteira, pense no lugar que você a colocará. É interessante colocar o equipamento perto de paisagens, vidros e lugares altos visto então permitir a experiência da atividade ser menos entediante visualmente durante a atividade e isso permite você ir além;

– O local da esteira não é bacana? Tudo bem! Há esteiras, como a da marca italiana TECHNOGYM que aliou a tecnologia aos equipamentos.

– Uma tela digital esteira garante um tempo de corrida maior na esteira e  você pode até acompanhar toda sua evolução e performance no treino, por exemplo. Essa marca é incrível, pra você ter noção essa empresa tem sido fornecedora oficial das últimas cinco edições dos Jogos Olímpicos: Sydney 2000, Atenas 2004, Turim 2006, Pequim 2008, Londres 2012 e agora como Fornecedora Oficial para o Rio 2016.

Use o aplicativo MyRun para a esteira MyRun #Tecnologia

Use o aplicativo MyRun para a esteira MyRun #Tecnologia

– Esteira barulhenta não rola, concorda? A nova esteira da mesma marca citada acima, chamada de MyRun, tem seu funcionamento suave e silencioso. A chegada desse produto no Brasil é segundo semestre de 2016. Uma esteira elegante e com design minimalista é uma boa pedida para o seu WishList;

– Essa esteira MyRun vai além! Ela consegue interpretar o seu ritmo de corrida para desenvolver uma trilha sonora de música para cada usuário. A função RUNNING MUSIC seleciona do seu tablet as músicas mais adequadas de acordo com o seu ritmo de corrida, e adapta com as mudanças de ritmo. Fantástico, não?!

Por outro lado, caso você queira desfrutar de um momento de silêncio, MyRun pode oferecer também a mais suave e tranquila corrida, mesmo na velocidade máxima de 20 km por hora.

esteira myrun technogym esteira inteligente

Além da escolha do lugar e da esteira, é importante também você comprar o tênis certo assim como a roupa mais adequada para proporcionar conforto, flexibilidade e a possibilidade de você atingir ao máximo do seu potencial. Há vários aplicativos no mercado também e eles são ótimos para te ajudar a marcar, planejar e evoluir seu desempenho na corrida.

Boa corrida, man. Cuide-se!

// Photos Disclosure
// Modelos usam marca H&M
// Esteira MyRun da Tecnogym  – Contato: 0800 600 6070