O que é smart casual? Algunas dicionários definem o termo como “bem-vestido num estilo casual.” O dicionário Oxford define como “puro, convencional, ainda que relativamente informal em grande estilo.” O site Dictionary.com define como ”um pouco informal, mas limpo.” O descolado Urban Dictionary chama de “um código de vestimenta para festas e locais de trabalho”, que é “livre para interpretação” e “sempre provoca confusão e muitas vezes resultados espectaculares.”
Então, o que smart casual realmente significa?
Pode pendurar o seu boné, hoje o objetivo é desmistificar um dos estilos que mais intrigam os leitores.

Como o nome indica, o obstáculo contrastante desse estilo traz o formal e o informal em um único pacote. Parece um enigma, mas prometo que é um olhar alcançável. O importante, nesse caso, é encontrar o equilíbrio. Para se encontrar no estilo smart casual, comece a partir da sugestão do próprio nome:  Smart (inteligente), depois, casual. Em caso de dúvida, uma dica: você deve se encontrar no conforto e na elegância.

Certas peças são essenciais para construir um guarda-roupa elegante e casual para situações em que você quer acertar no estilo, seja qual for a ocasião. Desde um dia casual no escritório, um encontro a dois ou um bar com os amigos. Dependendo do que o convite pedir, até um casamento mais informal durante o dia.

Para tornar as coisas simples, ilustrei em um guia rápido de como compor esse visual.

 

// ESPORTE FINO: O QUE VESTIR EM CIMA

 

2

 #BLAZER

Um blazer é uma maneira fácil de adicionar a individualidade e estilo para o visual. Vá para um tecido como o algodão, linho ou algodão leve, nos meses mais quentes, e opte por algo mais pesado, como a lã, no frio. Se você puder arriscar com cores, você tem mais opções. Um blazer neutro é versátil e pode ser usado de várias formas, além disso, você pode utilizar cores em outras peças. Alternativamente, um blazer com uma cor específica ou até mesmo um blazer padrão pode ser o ponto inicial da sua composição. Prefira uma boa modelagem, com um bom corte e que se ajuste ao seu corpo – visualmente fica melhor do que um blazer solto e aqui você não quer fazer a linha largado.

 

3

#CAMISA

Uma camisa de cor única em um tom tradicional é uma opção segura, mas não é a sua única opção. Camisas padronizadas (listras ou alguma estampa leve) trazem mais personalidade e podem ser equilibradas com peças mais clássicas. Dica: deixe alguns botões abertos para fugir do estilo “engomadinho”.

 

 4

#T-SHIRT

A t-shirt (camiseta) pode ser facilmente introduzida no smart casual, mas certifique-se de ficar apenas com o básico, sem estampas e muita informação. Qualquer coisa mais ousada pode parecer hype em outro lugar, mas provavelmente irá contrastar com o visual casual inteligente que você está tentando alcançar.

GRAVATAS E ACESSÓRIOS 

Gravatas borboletas ou slim são itens com uma pegada mais dândi, mas são opcionais. Agora, se o programa for durante o dia, óculos de sol é uma obrigação.

 

 

// ESPORTE FINO: O QUE VESTIR EM BAIXO

5

#CALÇA

Cuidado com o excesso de alfaiataria na composição do look, este não é o momento para uma faixa de cetim, por exemplo. Calça chino (sarja) é uma boa aposta porque funciona bem com o casual. Como o blazer, peças chinos podem ser mantidas de forma neutras ou usadas até com uma certa injeção de cor. Aqui vale usar o jeans, afinal, é estilo casual. Apenas fique atento ao tom da lavagem. Dica: se você não quer perder muito tempoum jeans mais escuro facilitará sua vida na hora de compor o visual. Não esqueça de um corte reto ou até mais ajustado para ter um caimento perfeito.

 

 6

#BERMUDA

É tudo uma questão de estrutura. Aqui é importante você usar uma bermuda de boa modelagem e estilo alfaiataria – calma, você não precisa de um alfaiate. Logo abaixo, você confere peças disponíveis em sites que confiamos. Para o estilo smart casual, apenas fuja de calças cargo e peças muito largas.

 

 7

#SAPATO

Mocassins, botas, oxfords ou loafers são as opções mais viáveis. Alguns tênis podem dar certo, mas se você quer estar preparado para tudo, desde um evento social informal, passando por um bar com amigos ou simplesmente para um dia no escritório, deixe o tênis de fora dessa vez. Muitos leitores não estão acostumados a usarem sapatos sem meia, especialmente mocassins ou loafers. Explico: mocassins e loafers sem meia possuem uma aparência mais leve, mais relaxada e trazem um ar minimalista. Mas, se você quiser usar com meias, escolha as mais justas e fique atento para a cor da meia vs. cores correspondentes das peças que você escolheu. Não esqueça que o comprimento da calça precisa ser um pouco mais curta. Dessa forma, você trará o olhar despretensioso para o seu look smart casual.

 

 

// MONTE SEU GUARDA-ROUPA:

 

 

1. CARDIGÃ PRETO – PENGUIN
Confeccionado em lã, possui caimento reto com tag da marca na altura do tórax. Bolsos frontais, mangas longas e fechamento frontal por botão.

2. CAMISETA VELEIRO – FOXTON
A Camiseta marinho Veleiro é confeccionada em malha mista, com modelagem reta, listras off white, mangas longas e gola careca.

3. RELÓGIO MAGNUS PRETO E BEGE – KOMONO
O relógio preto e bege Magnus possui a pulseira materializada em couro italiano, caixa de aço inoxidável na cor preta e de diâmetro 46 mm e resistente a água. Case em aço inoxidável com acabamento escovado.

4.  TÊNIS YACHT BEGE – CALVIN KLEIN
Tênis slip on feito de lona, com elásticos nas laterais e solado de borracha.

5. CALÇA CHINO AZUL – PENGUIN
Calça azul confeccionada em sarja no modelo chino, possui caimento reto, passante no cós, bolsos laterais e posteriores e fechamento frontal por zíper e botão.

 

 

1. CAMISA VOIL AZUL – VR
Camisa azul escuro confeccionada em algodão de modelagem reta, mangas longas com abotoadura, bordado com nome da marca e fechamento frontal por botões.

2. RELÓGIO MAGNUS BLACK COGNAC – KOMONO
Relógio confeccionado em couro marrom, caixa em aço inoxidável preto e acompanha caixa exclusiva para guardar seu relógio.

3. TÊNIS BRANCO – VANS
Tênis Vans Era Perf Leather, True White. Cabedal de lona, solado em borracha.

4. CINTO – RESERVA 
Medindo 105cm de comprimento e 3cm de largura, conta com acabamento macio e fechamento por fivela com total ajuste.

5. CALÇA 511 GOLD COUNTRY – LEVI’S
Confeccionada em jeans de lavagem escura e modelagem reta, a calça jeans possui bolsos frontais e posteriores, cós com passantes para cinto e fechamento frontal por zíper e botão.

 

 

1. ÓCULOS CLEMENT – KOMONO
Óculos transparente confeccionado em acetato, possui dobradiças e hastes de metal, lentes anti-risco com proteção UVA/UVB 400 de cor verde.

2. CALÇA CASUAL BÁSICA – YACHTSMAN
Calça confeccionada em algodão, na cor bege, com caimento reto, bolsos frontais tipo faca, bolsos traseiros, cós com passantes e fechamento por botão e zíper.

3. CAMISA MI AZUL – VR
Camisa Casual Ml Estampada, VR. Camisa estampada de modelagem reta, mangas longas com abotoaduras, gola em V, bolso frontal e fechamento por botão.

4.  MOCASSIM DRIVE BICOLOR – VR
O drive marrom é confeccionado em couro, possui amarração superior e recorte na cor cinza.

 

1. CAMISA VERDE MANGA CURTA  – FOXTON
Confeccionada em malha, possui caimento reto com estampas minimalistas, mangas curtas e gola esporte com fechamento frontal por botão.

2. CAMISA LISA BRANCA – YACHTSMAN
Camisa de manga longa,logo bordado no altura do tórax, punho com ajuste por botão e fechamento por abotoamento simples.

3. DOCKSIDE DE CAMURÇA RIO – FOXTON
O dockside cinza é confeccionado em camurça, possui recortes, pespontos e solado de borracha.

4. ÓCULOS LEME – NOTILUCA
O óculos de sol marrom e bege é masculino, de modelo retângular, possui armação e hastes em madeira imbuia e lentes na cor bege em degradê. O produto é confeccionado manualmente, por isso a cor da madeira não é padronizada.

5. BERMUDA CHINO – ZAPÄLLA
Bermuda de modelagem reta, passante no cós, bolsos laterais e fechamento por zíper e botão.

 

 

1. BLAZER WASHED – NOIR, LE LIS
Paletó liso, com bolsos, fechamento por botões e mangas longas.

2. CALÇA BEGE – JOHN JOHN
A calça é confeccionada em sarja, possui caimento reto com bolsos, passante no cós e fechamento por zíper e botão.

3. CINTO AZUL – PENGUIN
O cinto azul é confeccionado em lona, possui aplicação de couro na ponta e fechamento por fivela.

4. T-SHIRT AZUL COM BOLSO ESTAMPADO – VR
Camiseta básica de modelagem reta, mangas curtas, decote redondo e bolso detalhado na peça.

5. TÊNIS BYRON MID – FRED PERRY
O tênis confeccionado em suede, possui recortes, tag da marca bordado e fechamento por cadarço.

 

 

Ainda tem alguma dúvida?
Envie seu comentário em nossa página do Facebook!