Um amigo semana passada, preocupado com o Verão 2017,  me pediu uma sugestão de atividade física. Ele odeia academia, e não gosta de de ficar preso a um plano/contrato de algumas empresas.  Basta o Verão 2017 bater na porta e as pessoas procuram voltar ao   mundo das atividades físicas e acho isso ótimo! Muitas pessoas iniciam bons hábitos em momentos como esse. Alguns conhecidos fizeram um plano na academia mais perto de casa, outros no treino funcional (CrossFit, por exemplo) e outros querem algo diferente!

“Não tenho tempo para me exercitar”. Essa é uma frase que escuto constantemente! As facilidades do mundo moderno, a alimentação errada, o estresse e a “falta de tempo” são uma constante, e achar tempo (vulgo VONTADE) para se exercitar é um problema. Todos esses fatores induzem ao sedentarismo, à ansiedade e são um gatilho para várias doenças crônicas a longo prazo. 

atividade-fisica-ao-ar-livre-outdoor-corda

Parece “chato” e “cansativo” explicar e repetir a importância do hábito de atividade física para a nossa vida. Mas é fato:  o exercício físico traz milhares de benefícios, além de facilitar a ter um peso adequado e ajudar a liberar o hormônio do prazer: a serotonina. Quem quer prevenir doenças e se preparar da melhor forma para enfrentar a terceira idade com qualidade de vida deve apostar na prática.

 O fato é que para algumas pessoas, como o meu amigo, fazer atividades físicas na academia, apesar de ser algo extremamente conveniente, pode não ser a melhor opção, justamente por ser mais monótono. Então por que não fazer algo MAIS DINÂMICO e diferente? Eis aqui a sugestão, man 🙂

//WORK OUTdoor

Primeiro ponto positivo: pesa menos no bolso! Os exercícios ao ar livre entram em cena com um tom todo inspirador para comprovar a sua eficácia. Em uma sociedade que está sempre em busca de qualidade de vida em meio às confusões e poluição das grandes cidades, os esportes outdoor podem ser uma ótima alternativa que, além de beneficiar corpo e mente, eleva a autoestima.

outdoor-exercicios-atividade-ao-ar-livre-yoga-homem

//Obter uma vida saudável com tranquilidade enquanto se exercita

Quem vive no caos das grandes cidades sabe que ir até a academia – onde também circulam multidões – e passar um período se exercitando pode ajudar a aliviar o estresse, mas não vai trazer o relaxamento pleno.

As tarefas cotidianas de casa e trabalho acabam gerando um acúmulo de estresse e, se esse acúmulo não for descarregado, a saúde começa a ficar comprometida. E nada melhor do que sair de toda essa loucura e exercitar o corpo em um ambiente muito mais motivador como uma academia ao ar livre, parques com área de lazer e ciclovias, além das praias e locais verdes onde é possível fazer ioga ou jogar bola.

// Esportes praticados na natureza

Quem vive nas grandes cidades sabe que tem dias em que até esquecemos que há vida fora de casa, do escritório e, por que não, das academias.

exercicios-outdoor-praia-homem-moderno

Uma das grandes vantagens dos exercícios realizados ao ar livre é justamente o maior contato com a natureza. Essa conexão com a natureza alivia quadros ansiosos, relaxa a mente e ajuda a aumentar a concentração, focando na memória e na criatividade, por exemplo. Isso é algo que se dá de forma natural, visto que nosso corpo depende de energia vital para poder produzir melhor e parte dessa energia pode ser adquirida através do sol, da terra e da água.

// O esporte como ferramenta de inclusão social

Os exercícios outdoor trazem inúmeros outros benefícios para nossa saúde, já que, além da atividade física propriamente dita, é possível vivenciar momentos de prazer e equilíbrio. Longe do ambiente urbano, você vai poder curtir o momento dos exercícios e conhecer outras pessoas, o que proporciona a troca de experiências e, quem sabe, a descoberta de novas amizades.

Como os exercícios são feitos ao ar livre, a sensação é de maior cumplicidade e abertura para poder acabar de vez com o estresse.

//Prática de esportes com economia de tempo e dinheiro

Quem já frequentou academias sabe que a maioria delas tem um custo mensal que nem sempre é acessível para todo mundo. Além disso, mesmo faltando, o valor mensal precisa ser quitado. Quer uma sugestão? Com a economia da mensalidade da economia, invista em um profissional de educação física (sim, como um personal trainner) para te ensinar alguns exercícios bacanas. Não precisa ter esse acompanhamento por vários meses, pelo menos por dois para você receber uma boa instrução técnica da execução dos exercícios. Com a prática de exercícios outdoor você poupa tempo e dinheiro, entende?

atividades-fisicas-ao-ar-livre-academia-outdoor

As atividades ao ar livre utilizam locais públicos e garantem mais autonomia na prática dos exercícios. Nos últimos anos, a busca por exercícios ao ar livre só tem aumentado e, dentro dessas atividades, estão o vôlei, o ciclismo, a corrida, além das atividades de aventura, como é o caso do montanhismo, do highline e da escala, entre muitas outras.

DICAS GERAIS // ATIVIDADES AO AR LIVRE

  • Proteja-se do sol! Use um boné e fotoprotetor para o rosto e corpo (dicas AQUI) para se blindar contra o sol. Afinal o objetivo final é saúde;
  • Entre no Google Maps e procure por academia ao ar livre. Você vai ficar surpreso ao descobrir parques e lugares perto da sua casa!
  • Nunca fez nenhuma atividade física? Procure ajude de um profissional e passe por uma consulta médica antes. 
  • Convide um amigo para participar desse projeto com você! Ter uma parceira faz  sucesso dessa ideia de malhar outdoor ser indiscutível;
  • Baixe um aplicativo no celular para te ajudar a programar, anotar e sugerir exercícios. Confira essa lista com 8 sugestões do site Movimente-se.