Tem acompanhante melhor do que um bom vinho para momentos especiais? São inúmeras as opções hoje disponíveis de vinhos, e por isso, nesse artigo vamos te dar algumas dicas sobre como escolher o melhor vinho para cada ocasião.

Os vinhos são um tipo de bebida fabricada a base da fermentação da uva. Aprenda algumas dicas básicas que irão te ajudar na hora de escolher vinhos que sejam de qualidade e que estejam dentro das suas possibilidades. Confira cada uma delas e garante obter os melhores vinhos do mercado.

como escolher vinho

Dicas // Como escolher vinhos e garantir os melhores 

Investir de forma correta nessa bebida pode ser a opção ideal para quem deseja agradar o paladar. Pensando em te ajudar a ficar satisfeito na hora de escolher vinhos importados, separamos aqui algumas das principais dicas que serão fundamentais:

#1 Ocasião

Na hora de escolher vinhos, a primeira coisa a se fazer é pensar em qual ocasião essa bebida será consumida, ou seja, analisar se ele irá acompanhar um prato, pensar no tipo de prato, ou mesmo analisar se ele será consumido sozinho.

Se o vinho for acompanhar um prato, essencial escolher um vinho que esteja de acordo com o tipo de comida, ou seja, se o prato for uma massa, ter um vinho para o acompanhamento de massas irá fazer toda a diferença.

Veja nossa resumida lista de combinações básicas

Petiscos, saladas e entradas  → ESPUMANTES E FRISANTES

Queijos azuis e sobremesas → VINHOS DOCES E FORTIFICADOS

Peixes, aves e frutos do mar → VINHOS BRANCOS E ROSÉS

Massa molho branco e queijos → VINHOS BRANCOS E ROSÉS

Massa molho vermelho → VINHOS TINTOS

Carnes assadas → VINHO TINTO SECO ENCORPADO

Frango assado ou cozido, carnes vermelhas grelhadas, pizza → VINHO SECO LEVE

como comprar o vinho certo

Para harmonizar bem a escolha do vinho com as possibilidades dos pratos salgados e doces nem sempre é uma tarefa fácil, e atente-se ao fato de não existe uma regra sólida. Se você quer mais detalhes e aprofundar no assunto, sugerimos o blog do chef Pedro Frade, do Petit Gastrô.

 

#2  Valor que você pode pagar

O valor entre os vinhos pode variar significativamente, por isso, após pensar na ocasião na qual o vinho será consumido, você pode estimar uma faixa de preço que quer pagar por essa bebida.

Vinhos com um preço extremamente baixo podem apresentar uma qualidade ruim, porém, também não é necessário desembolsar um valor obsurdo por essa bebida.

Tenha um valor médio em mente, você com certeza encontrará um vinho que te agrade sem abrir mão da qualidade do produto.

como escolher e comprar o vinho certo

#3 Tipo da uva

A nossa terceira dica na hora de escolher vinhos é pensar no tipo da uva. Cada uva apresenta um gosto específico, por isso, escolher o tipo de uva que mais agrade ao seu paladar pode ser importante.

Dentre os tipos de uva mais conhecidos você irá encontrar:

  • Merlot
  • Malbec
  • Pinot Noir
  • Cabernet Sauvignon

O tipo da uva irá dizer ainda sobre a quantidade de açúcar presente no vinho.

Vinhos considerados secos são aqueles com uma quantidade menor de açúcar
Já os vinhos suaves têm mais açúcar do que os demais

#4 Origem do vinho

Os vinhos italianos não são identificados pelo tipo de uva utilizada ou por qualquer outra informação similar, mas sim através da região onde aquele vinho foi produzido.

Dessa forma, na hora de escolher vinhos, é importante conhecer um pouco sobre a região onde ele foi produzido, pois, isso pode te ajudar a conhecer mais sobre a qualidade do vinho, ou mesmo sobre a uva nele utilizada.


Quais são as melhores origens de vinho? 

A classificação consiste naqueles do Velho Mundo (mais tradicionais e com sabores previsíveis) e os do Novo Mundo ( abertura para experimentações e novas misturas).

Pode confiar, incluindo os outros critérios, nessas seguintes origens:

VELHO MUNDO: França, Itália, Espanha, Portugal

NOVO MUNDO: Argentina, Chile, Califórnia, Uruguai


vinhos importados como escolher vinho

#5 Permita-se

Essa talvez seja uma das principais dicas que podemos dar a você que está começando a conhecer melhor sobre o mercado de vinhos. Talvez seja válido começar a desfrutar e conhecer os produtos oriundos dos países “Velho Mundo” e depois se aventurar no “Novo Mundo”.

É muito importante que você se permita inovar, pode ser que de início alguns vinhos ainda sejam estranhos ao seu paladar, mas aos poucos, e com o acompanhamento certo você aprenderá a degustar um bom vinho.

Essas foram as nossas dicas sobre como escolher vinhos e acertas na hora da escolha. Seguindo cada uma delas, escolher um bom vinho ficou muito mais fácil, e com certeza você sairá satisfeito com a sua escolha.

Tenha paciência e saiba que escolher vinhos de maneira correta pode tornar seus momentos ainda mais agradáveis e especiais, por isso vale a pena se informar e dedicar um pouco do seu tempo nessa escolha.

vinhos com bom preço como escolher vinho


Photos / Elisha Terada (@elishaterada) / Dave Lastovskiy (@dlasto) / Katherine Chase (@chasestudioco) / @chuttersnap / Quentin Dr (@quentindrphotography) / Brad Neathery (@bradneathery)

Special Thanks / Luiz Claudio Campos (@lcm_campos)