Eu não sei você, mas meu dia nunca começa sem um expresso ou uma bela xícara de café coado na hora logo quando acordo. Costume familiar ou social, o fato é que encontramos café em praticamente todos os cantos do mundo. Nas minhas muitas andanças já vi café frio, quente, com leite, acompanhado de álcool, adoçado, sem açúcar e com muitas outras mesclas, algumas inimagináveis. Interessante né (ou seria estranho!?), no fundo são apenas costumes diferentes dos nossos.

Pensando nisso, o site de viagens Momondo fez um infográfico super bacana mostrando diversas formas como o café é tomado ao redor do mundo. A que mais me chamou a atenção foi o café com leite condensado tomado em diversos países asiáticos que, por sinal, eu imaginava ser um produto exclusivamente brasileiro pela sua ligação com o brigadeiro. Outra, não mencionada no infográfico, mas que é bastante famoso por figurar como o “café mais caro do mundo” é o Kopi Luwakum café produzido com grãos de café extraídos das fezes de civetas, um mamífero existente na Indonésia que é muito parecido com um gato doméstico. Eu não sei se teria coragem de tomar (e pagar por uma iguaria que ultrapassa os USD 1,000 o kilo), mas dizem ser um dos cafés mais saborosos existentes.
Sem mais delongas, dê uma olhada nas diversas misturas e quem sabe você não se anima em provar algumas das receitas em casa!? Conte pra gente sua opinião 😉

 cafés do mundo internacional coffee homem