Quem nunca tirou um selfie que atire a primeira pedra! Vários caras famosos são craques na hora de tirar uma boa selfie no smartphone, mas o que eles fazem pra foto sair tão boa? Por outro lado, tem algumas pessoas que condenam selfies e acham o cúmulo, entretanto mesmo com esse “discurso” seguem inúmeros desconhecidos com fotos bacanas na rede social. Por que antigamente um auto-retrato era tão valorizado, mas hoje uma boa selfie é visto com desapreciação por alguns? Atenção: não estou falando dos caras que tiram 10 selfies por dia, rs. Tudo é uma lance de equilíbrio! Muitos conhecidos dizem que sou fotogênico, e sempre saio bem nas fotos. Será que é sorte? Que nada, existem várias dicas para uma boa selfie! Sorria e boa foto, man.

dentista caio soeiro homem moderno

1) Confie no produto: você

Conheço um fotógrafo de objetos de arte, tipo esculturas, que só começa a apertar o flash depois que passou vários minutos olhando para o seu objeto alvo da sessão de fotos. Ele diz que ele precisa conhecer as cores, os ângulos e como aquele design pode ser bom para os seus olhos. Aquela fala me marcou e faz todo sentido! Quando eu era “muleque” ( a ortografia é moleque, mas estou brincando com as letras. Permita-me,rs!) fiz vários jobs de modelo comercial e lembro de ser um pouco tímido, mas na hora que surgia uma equipe me filmando eu achava aquilo uma brincadeira legal e me divertia. Resultado? Um vídeo ou uma foto autêntica, e de qualidade! O lance é curtir aquele momento, sem medo de parecer feio, estranho. Tudo bem que tinha uma equipe lá na produção para garantir que o comercial ia sair bem, mas tirar uma selfie sem milhões de pessoas na sua volta ficou muito mais fácil depois, entende? E isso só era possível com a auto-confiança que criei.

trivago homem moderno

2) Foco

O foco é o primeiro fator a ser conferido quando se usa a câmera do celular. Os smartphones geralmente possuem autofoco contínuo, mas nem sempre sabem para onde você está olhando. As lentes do seu celular geralmente focam na primeira coisa que veem, mas nem sempre é isso que você deseja fotografar, então, sempre foque o objeto tocando na tela do seu smartphone. Também é aconselhável segurar o smartphone com as duas mãos, para trazer firmeza e estabilidade, assim a foto não sairá tremida. Mas se você está com um vinho na mão, tudo bem!

3) Valorize o pacote QUEIXO/BARBA

O cérebro humano gosta de definições e simetria. Tem algo no rosto masculino que dê maior definição e virilidade do que o conjunto mandíbula/queixo? Pode reparar nas grandes campanhas publicitárias com modelos homens. A região malar (bochechas), o queixo e a mandíbula são bem destacadas e passa na imagem uma sensação de força, masculinidade e bravura. Na hora do selfie, dê uma destacada nessa região! DICA BOA: dê uma leve abertura nos lábios e isso alongará sua face, cara. A impressão é que seu queixo “cresce”. Existem também procedimentos dermatológicos,  como preenchimento, inclusive, que realçam essa parte e fazem o cara ter um rosto mais quadrado, entende? Podemos falar disso em um outro post.

homem moderno selfie instagram sobrancelha queixo

Valorizar o queixo significa, em outras palavras, deixar o seu rosto na altura/ângulo certo. Uma boa selfie mostra geralmente o cara com um rosto mais imponente, mais destemido e “sem vergonha”. Então evite deixar o seu rosto pra baixo! Deixa o queixo pra cima, cara. Claro que isso depende da posição da câmera, é claro. Um diretor amigo sempre me fala: “Intimida a câmera, Vinícius! Levanta o queixo“. Se você tem uma face mais larga/grande essa dica  funciona melhor ainda.

4) Cuidado com o Zoom

Ao contrário do que muita gente pensa, o recurso do zoom nos smartphones não é tão desenvolvido. E, se comparamos com câmeras fotográficas profissionais, a diferença de qualidade é gritante. A dica então é se aproximar naturalmente do alvo das fotos. Uma alternativa é tirar a foto normal e depois recortá-la com um aplicativo de pós-produção. Se ela estiver na qualidade máxima, ao ser diminuída, a qualidade permanecerá boa.

selfie homem moderno

5) Selfie não é só foto do rosto

Os caras mais seguidos do Instagram são mestres em ensinar como compartilhar a rotina pode ser fantástico. Selfie não é só uma foto do seu rosto! É simplesmente uma foto de você, tirada por você. Por que não tirar uma foto do sapata bacana que você comprou com o lugar que você está? E por que não uma foto da camiseta, com uma estampa ou fala interessante? E aquele relógio junto com a pulseira? Você não é só o seu rosto, mas sim as suas escolhas quanto ao lugar que está, e também o que gosta de usar. Seja criativo e amplie a ideia de selfie!

selfie homem moderno vinnie

6) Iluminação

Fique atento a ambientes com maior incidência de luz, já que a iluminação natural é uma grande aliada para quem adora tirar fotos com smartphones. Contudo, mesmo com a luz ideal, vale a pena configurar algumas seleções da câmera como o controle de exposição. A dica é sempre a fonte de luz estar na sua frente, iluminando o seu rosto e evitando criar sombras na sua face. Mas cuidado: a luz tem que vir da sua frente e de cima, não fique totalmente embaixo da luz! Há alguns celulares que até já possuem uma luz específica para selfie, se não tem tiver procure a janela, o sol, ou a melhor fonte de luz que te favoreça.

instagram selfie homem smartphone

7) Sobrancelha

O cirurgião plástico Ivo Pitanguy disse uma vez que o nariz é o elemento mais importante na beleza de um rosto, outros cirurgiões plásticos dizem que o mais importante para avaliar é a composição de volumes no rosto. Já a ex presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner, diz que observa primeiro o posicionamento dos olhos em relação a sobrancelha. Na minha análise diária de rostos fica claro que o mais importante é o conjunto de elementos da face, porém o olhar, indubitavelmente, é o primeiro elemento na recepção do nosso cérebro para considerar alguém bonito ou atraente. Portanto, tenha certeza que seu olhar está bem destacado no selfie. Quer algumas dicas específicas sobre isso? CLIQUE AQUI

josé coelho homem moderno e ai zé

8) Pós-produção

O uso de aplicativos de edição de imagem é um item que definitivamente não pode faltar na lista. Com eles, você pode modificar diversos fatores como cor, tamanho, filtros. Sabe aquele ponto de oleosidade na testa? Dá pra tirar um pouco esse problema, por exemplo. Um app muito indicado para a tarefa é o Photo Wonder, um poderoso editor de imagens para smartphones com Android e iOS. Nele, é possível corrigir pequenos defeitos em fotografias, como olhos vermelhos e acne, fazer montagens e usar ferramentas de ajustes de brilho e contraste (Tone), cortar (Crop), rotação (Rotate), nitidez (Sharpen) e foco (Vignette). O programa também oferece ferramentas de entretenimento, para você acrescentar balões de texto e stickers à imagem, como língua e olhos esbugalhados. Assim, além de melhorar a qualidade das fotos, você pode torná-las mais divertidas.

homem moderno

9) Sempre verifique a lente

Sim, isto pode fazer a diferença na hora de tirar uma boa foto com seu smartphone. Lembre-se que sempre estamos com o aparelho no bolso, ou dentro da mochila, ou em cima da mesa. O contato com poeira, ou mesmo a gordura do dedo, pode deixar a lente suja e prejudicar a qualidade da foto. Por isso, não encoste nas suas lentes e as limpe sempre que necessário. Lembre-se: mesmo sendo uma brincadeira ou uma forma de registrar suas férias ou final de semana, estude um pouco sobre as melhores técnicas na hora de tirar fotos. Busque conhecer quando se deve centralizar o objeto principal, qual o melhor tipo de lente para determinadas situações ou como usar a luz ao seu favor.

cara do trivago homem moderno

10) Conheça o seu rosto

Você precisa conhecer seu rosto, os seus ângulos, os destaques da sua face e também suas imperfeições. Vá pra frente do espelho e fique olhando por 5 minutos! É serio. E depois disso, pegue seu celular e vai filmando lentamente EM DIVERSOS ÂNGULOS! Tire uma foto de perfil, de frente, de lado, de baixo e conheça, de fato, como é o seu rosto, cara. Na hora que alguém quiser tirar um selfie você já sabe como valorizar e destacar a sua melhor parte.

instagram selfie men homem moderno

Outra dica, nesse mesmo tópico, é “zuar” e façar caretas nessa experiência do espelho e no celular. Faça cara séria, sorria com boca toda aberta, meia aberta, mostrando os dentes, sem mostrar os dentes … Veja todas as possibilidades do seu rosto. Conheça-se! Pode parecer bem narcisístico isso tudo, mas os modelos de fotografia têm aulas exatamente disso, e a partir do momento que você domina o seu rosto você é capaz de apresentar a sua melhor versão pra câmera, e pro fotógrafo. E isso ajuda se você é o fotógrafo já que estamos falando de selfie, não é mesmo? No fim, lembre-se que o melhor de uma foto é o momento e as circunstâncias inseridas naquele registro de memória, faça a ideia de sair bem na selfie um adicional apenas.

Boas fotos!