“Minha mulher tá amamentando. Ela pode tomar vacina de sarampo? ” Na minha última matéria no site comentei sobre as principais vacinas que todo adulto deve tomar (LEIA CLICANDO AQUI) mas recebi algumas dúvidas específicas de quando os adultos precisam tomar a vacina de sarampo. Afinal, adulto precisa tomar vacina de sarampo? Depende, meu caro. De maneira fácil, explico quem e como se proteger especificamente sobre esse vírus “ressurgido” no Brasil e respondo algumas perguntas que recebi.

ABAIXE E CONTINUE LENDO. TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 3 MINUTOS

Primeiro ponto: Onde você mora?

Se você mora na cidade de São Paulo ou até mesmo no estado de São Paulo, É MUITO IMPORTANTE para a sua saúde, tomar uma dose extra de reforço. Mas se você entrou em contato recentemente com alguém que teve sarampo, então você precisa tomar uma dose do BLOQUEIO.

E se eu morar fora do estado de SP? Então o segundo ponto é pra você, leitor.

Segundo ponto: Quantos anos você tem?

  • Tenho menos de 30 anos E NÃO TOMEI OU NÃO LEMBRO SE TOMEI: Neste caso, é válido tomar 2 (duas) doses com um intervalo de um mês entre elas.
  • Tenho 30 anos ou mais E  NÃO TOMEI OU NÃO LEMBRO SE TOMEI: Você só precisa de uma dose e pronto! 
  • Tenho 50 anos ou mais  E NÃO TOMEI OU NÃO LEMBRO SE TOMEI: Neste caso, sempre gosto de conversar com meu paciente e saber como foi a sua história de vida pessoal e dos familiares. Mas, seguindo as instruções do Ministério da Saúde, considera-se que acima desta idade não há necessidade visto a possível imunização acumulada.

“Meu filho tem 4 meses. Ele pode tomar?”

Infelizmente não. Assim, vale a dica de evitar sair com seu filho – principalmente em lugares com muitas crianças. O ideal, portanto, é que as crianças que podem tomar a vacina, isto é, acima de 6 meses estejam vacinadas para então não serem vetores da doença. Aproveito e destaco que gestantes e pacientes com condições que comprometem o estado imunológico também não podem ser vacinados.

“Minha filha nasceu mês passado. Será que minha mulher pode tomar por estar amamentando? Ela acha que não tomou quando era criança”

Sem problemas! Ela pode sim. O que é preciso evitar é se sua mulher estivesse planejando engravidar ou vocês estão tendo relações sexuais sem método contraceptivo.

“Eu já tive sarampo quando era pequeno. Eu não preciso tomar, certo?”

Veja bem: se você tem ABSOLUTA certeza que o que você teve FOI SARAMPO MESMO, então não. Agora, se você ou seus pais não conseguem garantir que você realmente teve (afinal há várias doenças parecidas com sarampo, e que também deixam a pele com “marcas vermelhas”. Para ter certeza é necessário um exame laboratorial) então NÃO PRECISA. Você está imunizado!

Entretanto, se você teve contato com alguém que teve recentemente então é interessante você tomar a VACINA DE BLOQUEIO para impedir que você torne-se um VETOR DA DOENÇA. Isso acontece, infelizmente, mesmo você estando protegido.

Ficou mais alguma dúvida? Por favor, nos envie.