“Vinicius, o botox serve para homem? Botox para homem fica bom Ou é muito artificial? Quero dar um trato nas rugas e tô pesquisando.”

Recebo essa pergunta e outros sobre o tema frequentemente. A toxina botulínica, comercialmente famoso como Botox, é para homem sim. O lance é que são outras regras e  outro protocolo de aplicação. Sabe aquelas imagens grotescas que você vê pela internet? Em geral, são profissionais pouco conscientes sobre essa diferença entre técnicas para rosto masculino e rosto feminino (leia-se: mal treinados). Dessa forma, o ideal é você procurar um médico que esteja pensando no rosto masculino e não aplique as técnicas e padrões de beleza feminino.

Ruga é um problema? Não! A ideia é apenas suavizá-las no rosto dos homens. Não precisa sumir com tudo, entende? Peça ao seu médico moderação no uso do #Botox (toxina botulínica).

Entenda que cada marca no seu rosto faz parte da sua história: seja sua sardas, algumas linhas de expressão. São suas cicatrizes e VOCÊ NÃO PRECISA APAGÁ-LAS TOTALMENTE. Assim, tenha certeza que a clínica médica que você escolheu tem essa visão e que o médico responsável pense em preservar sua identidade e APENAS SUAVIZAR as suas rugas. Cuidado com o efeito “pele lisinha” e “pele sem rugas”.

Aqui insiro uma reflexão: você já viu algum ícone de beleza masculina, como os atores da Marvel, serem isentos de rugas? Eu nunca vi. Os super heróis tem marcas de guerra. Um heroi sem expressão? Não sei se veremos isso um dia, meu caro. As rugas são importante para mostrar história e até mesmo conseguir expressar melhor os seus sentimentos. Isso não significa que você precisa ter TODAS no entanto, percebe? Seleciona as que te valorizem e suavize as restantes.

Muitos homens confundem Botox (toxina botulínica) com PREENCHIMENTO (aquele preenchimento que revitaliza volumes em determinadas áreas do rosto, como o lance da mandíbula mais quadrada, por exemplo. Nas melhoras é famoso por deixar os lábios mais volumosos). Não confunda! São totalmente diferentes. O Brotox (botox para os homens) é feito para agir na musculatura e, assim por consequência, diminuir as linhas já presentes como também evitar o aumento da profundidade dessas e até prevenir a formação de novas. Botox para homem fica bom? Depende de quem aplica. Essa é a melhor resposta, de certa forma.

Enfim, todos esses detalhes são – ou eram pra ser – práticas de um bom médico dedicado a essa esfera da saúde. Vá em um clínica médica focada no público masculino. Cuidado na escolha do profissional.

GO, MAN!