Sempre me perguntam sobre este tema. Há vários leitores que escaparam da acne, mas não de suas lembranças. Abordo neste post, no HomemModerno, as possíveis soluções para as temidas cicatrizes.

– Vinnie, tenho várias marcas e cicatrizes de acne. Elas me incomodam muito. O que faço?

1) Antes de tratar dessas sequelas cicatricias (depressões, manchas) na sua pele, você precisa ter estacionado e cuidado da inflamação da acne. Depois de ter feito os devidos tratamentos receitados pelo seu dermatologista, sejam eles tópicos, fotodinâmicos ou orais, é que você deve focar nas consequências dessa dermatose (doença de pele).

 

(Quero dizer que você precisa resolver o problema, para depois solucionar as consequências dele!).

2) Se você ainda não tratou da inflamação, isto é, possui acne ativa, é hora de buscar tratamento. A minha dica é que neste intervalo, você DE MANEIRA ALGUMA TOQUE E CUTUQUE NELAS, já que pode criar cicatrizes.   Deixa essa tarefa pra sua esteticista na hora da limpeza de pele.

(E não, não deixe nem sua namorada ou sua mãe espremer! Fuja delas).

3) Há vários tratamentos bacanas atualmente. A melhor pessoa pra te indicar é o profissional que pode ver de perto sua pele, isto é, UM BOM DERMATOLOGISTA. Há várias classificações de cicatrizes (mas não vou comentar aqui, obviamente), e assim será o seu médico que avaliará qual é o grau da sua sequela, e conseguinte te indicará o melhor tratamento. Entretanto, já vou te antecipar aqui as novidades, pra você ter noção do assunto e ficar bem informado.

PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS

 

É fundamental um dermatologista para analisar bem a sua pele


Eu particularmente, aconselho sempre a combinação de técnicas, visto o melhor resultado.

1) PEELINGS

Lembra da minha matéria sobre peeling? Eu me recordo de comentar sobre a função deles para amenizar as cicatrizes. Relembre AQUI.

PEELING QUÍMICO

Eu considero o peeling bacana para as manchas de acne! É óbvio, também, que depende muito do tipo e da concentração de peeling que seu médico aplicará. O lance é que o peeling químico “destruirá” as estruturas da sua pele, e na regeneração surgirá uma pele mais uniforme.

# Suas cicatrizes são superficiais? O peeling médio seria melhor.

#Você só tem manchas de acne? Peeling superficial já dá conta do recado. Faça os repetidamente, em pequenos intervalos.

NOTA: Você já pode ter ouvido sobre o ATA CROSS (ácido tricloroacético), é o nome de um peeling químico. Este é aplicado apenas na lesão, e não em toda a face. Os pontos em que foram aplicados virarão crostas e depois de um pequeno tempo formará uma casca que cairá. Diferente do peeling médio e profundo, não há necessidade da realização em hospital.

Procure realizar estes procedimentos apenas com profissionais médicos

PEELING MECÂNICO (Dermoabrasão e microdermoabrasão)

(Se você tem pele morena, pula para o próximo procedimento. Este procedimento para quem tem maior concentração de melanina não é bacana).

O dermoabrasão é mais forte! Funciona pra cicatrizes mais malvadas e profundas.  Você já viu sua mãe lixando a unha? É a mesma coisa, a diferença é que se lixa a pele facial e com um instrumento médico com motor rotativo, com uma lâmina de diamante, atingindo a epiderme e parte da derme.

# Dói? Sim, e precisa de anestesia.

# A dor vale a pena, porque o resultado de UMA sessão é bacana. Porém, peça indicações de um bom médico para tal procedimento;

# Este tratamento você deve fazer nas férias porque terá que ficar afastado de 3 a 4 semanas. E quando fizê-lo, fuja do sol, como o diabo foge da cruz;

O microdermoabrasão, ou também chamado de peeling de cristal, é muito leve, e como eu já disse na matéria sobre peelings, eu recomendo para quem quer apenas fazer uma manutenção. Não acho interessante para cicatrizes. (Minha opinião, ok?!)

2) PREENCHIMENTO

Pula pro espelho. Olha a sua cicatriz. Agora, puxe a pele. Sua cicatriz some ao puxar? Se sim, este procedimento é uma boa ideia. Se não, pula pro próxima indicação.

Pode ser feito com substâncias que serão reabsorvidas pelo corpo, como o ácido hialurônico ou os definitivos como o dimetilsiloxane ou o metacrilato. Indico a primeira que dura de 6 a 12 meses no corpo, sendo assim mais confiável.

# Nomes comerciais do ácido hialurônico: Perfecta, Revanesse, Restylane, Juvederm, Perlane e outros.

Tenha cuidado na escolha do produto. Exija qualidade ao perguntar qual linha seu dermatologista usa. A linha Revanesse, por exemplo, é segura devido ao seu alto padrão de pureza e menor potencial de ação, além da eficácia dada pela alta concentração de ácido hialurônico (25mg/ml). É desenvolvida pela farmacêutica canadense Prollenium Medical Technologies. Sua comercialização ocorre no Brasil  (pela Aché Laboratórios), e em outros 50 países no mundo. São informações como essa que você deve estar atento no momento da escolha.

(Na sala de espera do seu dermatologista, você encontrará propagandas com esses nomes).

# Esses preenchimentos podem ser usados para rugas e sulcos, também. (Assunto pra abordar em OUTRO post)

Como funciona?

O médico aplica o preenchedor na derme de cada lesão, e assim levanta a cicatriz, deixando a no mesmo nível da pele saudável. A sensação? De que a pele se tornou mais lisa.

#Este procedimento no máximo usa um creme anestésico. Praticamente indolor.

#Toxina botulínica (botox) é diferente de preenchimento. Não confunda!

#Depois de realizado, pode se retornar normalmente para as atividades diárias. Apenas evite fazer limpeza de pele e massagem facial por 24 horas.

3) SUBCISÃO

No teste do espelho citado acima, a cicatriz não sumiu quando fez o esticamento da pele? Então esta é a técnica indicada pra ti.

Este procedimento já é cirúrgico, e não é tão simples. Pode ser que uma sessão não seja o suficiente.

Como funciona ?
Uma agulha especial será aplicada e retirada na lesão num movimento contínuo, e este ato romperá as fibras, impulsionando a formação de um novo tecido. Você ficará com as lesões bem roxeadas, mas em duas semanas somem.

(Se há alguma mulher lendo este post, já deve ter ouvido a indicação dessa técnica para estrias!).

4) ELEVAÇÃO DE CICATRIZES (LEVANTAMENTO COM PUNCH)

Esta técnica é para aquelas cicatrizes ovaladas e profundas mesmo, lembrando as de catapora.  Muitas vezes, depois de se fazer o levantamento, segue-se com um dermoabrasão para dar o toque final e deixar tudo no mesmo nível.

Como funciona?

Utiliza-se aqui um tipo de bisturi redondo, que parece um canudo, denominado de PUNCH (perfurador, em inglês).

O corte é feito em formato de círculo na cicatriz, passando se anestesia sobre o local antecipadamente. Feito o corte, puxa-se a cicatriz, não a rasgando totalmente e a eleva, trazendo a no mesmo nível da pele normal.

5) LASER

São várias informações em relação aos lasers! Daria pra diferenciá-los em relação aos comprimentos das ondas. Considero este procedimento digno de uma matéria exclusiva para eles, porém quero citar aqui, visto que, em geral, considero a melhor técnica.

LASER TRADICIONAL

Eu brinco que este procedimento é tratar a pele com micro explosões controladas. O laser será direcionado para cicatriz, e promoverá o aquecimento das células. Portanto, trata-se de uma agressão que impulsionará a formação de colágeno.

#É um pouco dolorido

#Descama

# Período de afastamento mínimo: 2 semanas

LASER FRACIONADO

Considero este mais moderno, menos agressivo e mais eficiente do que o laser. Enquanto o laser “explode”, esse promove vários tiros certeiros  (Leitores, peço permissão para essas analogias). Assim, as áreas ao redor das lesões/cicatrizes permanecem intactas.

Será também por aquecimento, conseguinte renovará a epiderme e promoverá também a reformação do colágeno.

#Menos dolorido que o laser convencional;

#Há necessidades de mais sessões;

#Período de afastamento em torno de 4 dias;

Acho bacana que depois deste tratamento, dá pra se barbear tranquilamente.

De pele de morango para pele de pêssego!

NOTAS FINAIS

1) A melhor maneira de não ter cicatrizes, é evitando o aparecimento delas. Quero deixar bem claro isto, então repito: DEIXE SÓ UMA PROFISSIONAL LIMPAR A SUA PELE, nada de cutucar e espremer.

2) Queridos leitores, quero lembrá-los também que ainda não sou médico. E mesmo se tivesse terminado a graduação as minhas respostas pelo HomemModerno não substituiriam, de maneira alguma, a consulta formal. Tudo o que compartilho com vocês é apenas um gatilho para te influenciar buscar ajuda pessoalmente com um profissional, e chegar ao consultório dele já “manjando” do assunto.

Espero ter ajudado.

Hug!


 

Referências 
HAMILTON, Douglas; AZIZZADEH, Babak. Beverly Hills Beauty Secrets: A Prominent Dermatologist and Plastic Surgeon’s Insider Guide to Facial Rejuvenation. Hoboken: Wiley, 2009STEINER, Denise; Beleza sem Mistério. São PAulo: M. Books do Brasil Editora, 2010SABATOVICH, Oleg; KEDE, Maria Paulina Villarejo.Dermatologia Estética. São Paulo: Ateneu, 2004