” Como faço pra não ter mais as espinhas no pescoço depois de barbear?”

O capítulo do homem de como evitar “pelos encravados na barba” (na medicina, chamamos de pseudofoliculite ou folicute) é gigante. São várias os macetes e as ferramentas pra ficar com uma pele lisa depois do barberar. Já abordei muito esse tópico aqui. Semana passada, duas pessoas me questionaram sobre a inflamação decorrente do processo de barbear e então tive a ideia de fazer um post com atualizações sobre produtos.

 

NÃO SÃO TODOS OS CARAS QUE TÊM PELO ENCRAVADO

Homens possuem pele mais grossa, isso é um fato. Alguns caras precisam de cuidado redobrado para não ficar com o vermelhidão, inflamação e os pelos encravados, e outros podem fazer a barba quase de qualquer jeito e a pele continua a mesma. O que muda de um homem pra outro? Em geral, os caras que não tem esse problema tem uma “pele menos grossa” e o pelo ao querer nascer encontra menos obstáculo e acaba não ficando “preso” e inflamando. Se você não tem essa sorte, o lance então é pensar em deixar sua pele “MAIS FINA”. (existem outras variáveis como constituição do pele e a relação com os hormônios, mas não tem porque explicar neste post).

barba

 

COMO DEIXAR A MINHA PELE MAIS LISA? ESFOLIAÇÃO, MAN!

Os produto esfoliantes são uma boa ferramenta com intuito de diminuir a camada córnea da sua pele, isto é, “deixar mais fina”. Tenho certeza que você já ouviu falar desse tipo de produto, mas nunca deve de fato ter comprado. É fácil e prático!

– Você NÃO precisa usar todos os dias. E nem pode! Três vezes, por semana, no máximo. Que tal colocar nos dias logo após fazer a barba? Fez barba de manhã? Faça a esfoliação caprichada no dia de noite!  Dessa forma, você evita que sua pele fique mais grossa.

– Tenho pele sensível. Posso usar? Opa, pode sim. Mas faça de 1 a 2 vezes por semana.

– Esfoliar a pele é rápido. Basta colocar o produto, espalhar no rosto e massagear. Invista uns segundos a mais na região do pescoço, ou nas áreas que costumam inflamar. Faça movimentos circulares e pronto. Enxague e acabou.

 

Que esfoliante você acha que devo comprar?

Procure aqueles que contém na formulação: ácido salicílico, ácido glicólico ou ácido láctico, em baixas concentrações. Indico 3 esfoliantes, em específico.

Produto #1: Gel Esfoliante Loréal Dermo-Expertise Pure Zone Anticravos Passo 1 // MARCA: L’Oréal Paris (Preço 25,00 a 28,00 reais)

pelos encravados gel esfoliante pure zone

Por que esse produto? Cara, esse é um dos meus favoritos. Além do lance de deixar a pele “menos grossa” com o efeito mecânico de esfoliar, você tem o ácido salicílico que também vai ajudar nesse processo de “microdescamar” a sua pele e não deixar o pelo preso na camada grossa, entende? Eu acho um bom produto no custo benefício.

DICA: você pode usar rosto todo uma vez que evita “espinhas” no rosto também. Mas na hora de tomar banho ou lavar o rosto FOQUE a massagem circular na região do pescoço onde costuma ter pelos encravados.

Produto #2: DEEP CLEAN® Esfoliante // Marca: Neutrogena

neutrogena esfoliante pelos encravados barba

Esse produto é muito bom também! Bacana para quem tem a pele mais sensível.  A marca é uma das minha favoritas quando o lance é agregar produto bom com preço bom. Indico ele porque também o ácido salicílico.

Usou e não funcionou nem um dos 2 anteriores? Bora pra 3ª opção.

Produto #3: Dermotivin Ionax Scrub Sabonete Esfoliante Facial // Marca: Galderma

ionax scrub sabonete esfoliante galderma pelos encravados

Esse já é mais caro, de 60 a 80 reais, e a embalagem aparece mais um remédio. Ele é ótimo! Além de conter ácido salicílico, também possui  o CLORETO de BENZALCONIO. Nada mais que um germicida, ou seja, vai ajudar a manter menos os microrganismos nos folículos pilosos e dessa forma diminuir o processo infeccioso. (você pode conhecer esse princípio ativo dos descongestionantes nasais, rs.)

Esse produto só muito cuidado para NÃO usar com muita frequência, afinal você quer manter as bactérias que são protetoras da pele.

Em resumão, essas são as dicas pra esfoliação.

LEMBRE-SE!

barba post

– Se você fizer barba todo dia ao acordar, pense na ideia de aplicar o esfoliante antes de dormir naquele dia, e não depois. Mas lembre-se da frequência de 3 vezes por semana!

Não aplique na região dos olhos. O lance é concentrar o produto na região dos pelos encravados na barba.

– No dia dos esfoliante você não precisa lavar o rosto antes com um sabonete líquido.

– A esfoliação é apenas um dos passos de uma barba sem “pelos encravados”. Usou o produto certinho e ainda está com vermelhidão, e espinhas, me manda e-mail e conversamos mais a respeito. Pode ser o caso de ajustar os seus hábitos de barbear ou de pular em um dermatologista, e pensar em outros cremes tópicos.

VAI VIAJAR PRA FORA DO BRASIL? Compra e teste o excelente esfoliante da marca “HEY, DUDE!”. Se bobear, é um dos meus favoritos. Mas caro pra comprar daqui.