James Dean foi um dos primeiros famosos a realmente divulgar o corte de cabelo Pompadour como referência para outros homens. Os fios escovados para trás e estilizados com um spray ou pomada fixadora é claramente o penteado mais usado em 2015 por celebridades masculinas. Apesar de ser uma tendência atual o estilo é antigo, e portanto totalmente um cabelo retrô! O nome tem referência ao penteado usado pela amante do rei Luís XV, a famosa Madame Pompadour. Elvis Presley foi o  grande responsável por trazer esse estilo antes do mundo feminino para o dos homens, e assim tornar o topete uma referência clara ao mundo do Rock.  Você já usou o seu cabelo penteado para trás com a lateral com comprimento um pouco menor? Neste post apresento algumas inspirações do corte, além de dicas para você fazer esse penteado.

O QUE É EXATAMENTE UM PENTEADO POMPADOUR?

 
É um penteado com fios na frente compridos e penteados/escovados para trás de forma a criar uma onda/topete, enquanto os fios nas laterais são curtos e penteados, também, para trás. É importante deixar claro uma informação: você não precisa necessariamente ter um CORTE estilo Pompadour, para ter um estilo Pompadour. Facilita muito se o seu cabelo for “projetado” para o topete, ou seja, fios topo da cabeça mais compridos e lateral rebaixada. O problema de você solicitar um corte Pompadour impede, algumas vezes, de você adotar outro penteado.
 
Você consegue fazer o efeito apenas com alguns passos:

– penteie bastante as laterais e depois use uma pomada ou spray para baixar os fios dos lados.
– finalize aplicando um spray seco ou volumizador no topo e na franja para criar volume!

Praticamente, são os mesmos passos que ensinei no ESTILO DE CABELO HOLLYWOOD. Muitas vezes quando faço esse estilo muitos caras me perguntam se eu cortei o cabelo, mas não! É apenas a forma de pentear e estilizar que cria esse efeito “John Travolta”.
 

 

TIPOS DIFERENTES DE POMPADOUR

 
Como o penteado é usado desde o século XVIII ele sofreu várias adaptações e modificações ao longo do tempo. Dessa forma, existem variadas tipos de Pompadour: clássico, tipo mais angular e outros mais extremos. Algumas celebridades usam os fios com bastante altura deixando o visual bastante imponente – e até exagerado, na minha opinião. Outros caras associam o estilo com o sidecut ou undercut. Na finalização do penteado alguns deixam os fios com efeito “molhado”. Há aqueles que curtem associar o estilo com o RAZOR PART também. E ainda há a possibilidade dos fios serem ligeiramente direcionados mais para os lados, e não totalmente para trás.
corte pompadour estilo homem

QUAL É O MELHOR TIPO DE POMPADOUR certo para você?

O penteado certo, man, é aquele que combina com sua profissão, situação, rosto e claro tipo de cabelo! Se você possui um rosto mais retangular não recomendo exagerar no comprimento do “topete”, por exemplo. Relembre algumas dicas sobre tipos de rosto e penteados nesta matéria: Tipos de rosto e cortes de cabelo masculino.

DICAS PARA ADOTAR O VISUAL

 
Como já dito antes, você não precisa necessariamente ir ao barbeiro/cabeleireiro para ter o Corte Pompadour. Apenas se o seu cabelo já não tem mais corte! Mesmo se você solicitar o estilo Pompadour para o cara, você ainda assim precisa saber fazer o penteando sozinho em casa. Veja algumas truques:

1) USE O SECADOR!

Seque seu cabelo enquanto penteie para trás. Esse é o grande lance do corte de cabelo Pompadour, ou melhor dizendo do penteado. Direcione o secador da raiz do fio até o final enquanto você cria o estilo Holywood. Tenha certeza que o aparelho esteja emitindo calor no processo.

Caso você queira o efeito ondulado na franja, use uma escova de madeira redonda, e não o pente.
 
 

2) DEIXE SEU CABELO MAIS VOLUMOSO

A técnica de “desfiar” os fios com o pente garante que o penteado dure mais tempo além de deixar o cabelo mais volumoso, man, Muitos caras já devem mais conhecer esse macete, mas acho válido explicar detalhadamente para adotar com maestria o corte Pompadour.Puxe os seus fios para cima, e com um pente fino começa a “pentear” concentrando numa área, como se quisesse deixar o seu cabelo frisado. Faça vários movimentos de cima pra baixo. Depois penteie com sua mão mesmo para tirar o efeito muito bagunçado.corte pompadour estilo pompadour

3) FIXE O PENTEADO, MAS DE UMA MANEIRA NATURAL

A minha sugestão, independentemente, do seu tipo de corte Pompadour que você estiver afim de fazer é a linha de produtor SILHOUETTE da marca alemã Schwarzkopf. Você pode usar o mousse ou apenas a pomada se estiver afim de algo bem natural, como se quase não tivesse arrumado o cabelo pra sair de casa, sabe?  Caso o efeito molhado for o objetivo, então a escolha certa é o Gel da marca.

Eu curto os 2 sprays da marca: FLEXIBLE HOLD (é a embalagem branca e proporciona um visual mais suave, natural. É uma fixação suave, man!) e o SUPER HOLD (fixação extremamente forte e garante um ar de cabelo iluminado, saudável. Embalagem preta). 





No nosso Instagram sobre Visual e Saúde você encontra mais fotos inspiradoras de cortes de cabelo.


// Photos Disclosure
// Photos by A.G. HAIR