Imagine que você foi convidado pra uma festa. Chegando lá, estão todos de terno e só você de jeans. Não pega bem né? Ainda mais se for um compromisso profissional. Aí que entra o dress code, que é o código do que a pessoa deve vestir em cada ocasião. Geralmente o dress code vem impresso no convite. Mas muitas vezes isso fica implícito pelo tipo de festa. Nem sempre vai ter um convite impresso para um coquetel da empresa. Ele pode ser feito verbalmente. E aí, como saber qual roupa usar? HomemModerno.com te ajuda!

Traje esporte
É o traje ideal para eventos de manhã ou à tarde, como batizados, aniversários e exposições. Camisas de manga comprida, que pode ser de diversas cores, e uma calça de sarja ou jeans mais refinado e de cor escura são as peças ideais para essa ocasião. É um traje simples e que não tem erro. Nos pés, sapatos ou sapatênis.

Traje Passeio / Esporte Fino / Passeio informal / “Tenue de Ville”
É um traje um pouco mais refinado do que o esporte e, por isso, usado em ocasiões que sejam um pouco mais formais, como conferências, coquetéis, teatro, algumas baladas ou um jantarzinho com a namorada.
As peças são basicamente as mesmas do traje esporte, só que adicionando um blazer.

Traje Social / Passeio Completo / Passeio formal
É o traje para casamentos, coquetéis ou grandes eventos. Numa reunião com o cliente, também pode impressionar.
A roupa é simples: terno completo (paletó, calça, camisa e gravata) e sapato social. Em eventos de dia, use cores claras (exceto o branco!) e à noite, cores escuras.

Traje Black Tie / Rigor / Tenue de Soirée
Para ser usado em grandes festas, como casamentos à noite, comemorações especiais, festas de debutante, entre outros.
O black tie nada mais é do que o smoking: camisa branca, gravata borboleta preta e sapatos pretos.

No próximo post, vou além no dress code e falo sobre a questão da adequação, principalmente no ambiente de trabalho.