Vários leitores já me procuraram pedindo dicas de leitura. Como leio sobre moda masculina, decidi fazer posts sobre os livros que leio e acho que possam interessar vocês de alguma forma. O primeiro a ser indicado é o “Chic Homem”, da Gloria Kalil.

“Num mundo cada vez mais competitivo, a aparência joga um papel decisivo. Sua roupa, o jeito de se colocar no mundo do trabalho e na vida social correspondem à mensagem que você pretende transmitir aos outros? Decifrando os códigos da moda e do estilo, um homem pode dar o melhor depoimento do que ele é. E do que pretende conquistar. Esta é a proposta deste título. Ao indicar como adequar o guarda-roupa dos homens para cada situação, a autora procura ainda sensibilizá-los para atingirem um estilo pessoal, descartando condutas estereotipadas e preconceituosas.” (Chic Homem, Gloria Kalil)

Gloria Kalil inicia falando sobre a dificuldade dos homens em se vestirem e até mesmo em aceitar a moda no universo masculino. Em um segundo momento ela fala sobre os estilos e na sequência brinca com a dificuldade dos homens em se olharem no espelho.

Uma entrevista feita especialmente para o livro indicou que o que mais tira o sono dos homens é a barriga, a gordura, pouca altura e a careca. Dessa forma, ela dá algumas dicas voltadas a esses homens.

Em “Breve manual para um guarda-roupa perfeito” ela fala sobre o terno, calça, jaqueta, camisa, gravata, acessórios e roupa íntima. Sempre apontando erros e acertos para cada tipo de peça.

Ela também dá dicas no livro sobre:

– O que fica bom para cada tipo de corpo e o que deve ser evitado;

– Beleza (sobre perfumes, barba, bigode, cabelo…);

– Exercícios físicos para os mais diversos gostos;

– Cirurgias plásticas;

– Moda no trabalho;

– Como se portar diante de uma mulher (o que elas gostam e o que odeiam);

– Tecidos;

– O que levar na mala para os diferentes tipos de viagens;

– O que vestir em cada ocasião;

– Como combinar o terno com camisa, gravata…

“Chic Homem” é um livro de fácil leitura, que contém imagens que auxiliam no entendimento das explicações. As dicas de como se vestir e de combinações são voltadas para os homens clássicos, mas ajudariam a todos que um dia precisem usar ternos ou se vestirem de forma mais social.