A dica do shampoo seco (ou os termos shampoo à seco, dry shampoo) já foi compartilhada no HomemModerno.com diversas vezes, mas é sempre válido atualizar os posts sobre o assunto.  Nestea matéria, portanto, me dedico a responder 5 perguntas que recebi e também indicar alguns produtos sobre essa seção da prateleira. Se depois de ler o post restar alguma dúvida, pode me mandar no e-mail, ou no instagram da seção (@ArquivoHomem) ou pelos comentários!

1) ” (…) Li que shampoo seco além de limpar o cabelo, também aumenta o volume dos fios! Funciona? É verdade mesmo?”

O leitor que me perguntou isso provavelmente leu essa informação em alguma revista ou site, ou propaganda. É preciso ficar claro que o DRY SHAMPOO NÃO LIMPA O CABELO, ele apenas cria um aspecto, ilusão de fios secos e limpos além de camuflar odores como o do cigarro! O produto É SIMPLESMENTE UM PÓ, em spray, que garante um “ar” de cabelo matificado (fosco), entende? Considero ideal pra depois da academia ou quando você teve alguma festa/compromisso surpresa e não dá tempo de tomar aquele banho. Para os homens que naturalmente tem o cabelo oleoso também é uma boa pedida!

Sobre a parte do volume. SIM, realmente a maioria dos produtos dessa categoria criam VOLUME CAPILAR. Por isso sempre indico o Dry Shampoo para as pessoas com CABELOS FINOS, uma vez que ele consegue “encorpor” os fios. Dessa forma, para essa função, você pode usar até com o cabelo limpo mesmo. O efeito é fantástico, sério. Até aproveito para indicar uma marca específica, que “manda bem” nesse quesito volume. Trata-se do produto DRY WASH da marca PAUL MITCHELL. Você pode encontrar em lojas onlines, como a do “Men’s Market”. (Gosto de lá porque chega rápido, rs!)

2) ” Shampoo seco estraga o cabelo?”

Não estraga, man. Se você usar na frequência máxima de 3x/semana, aplicar da maneira correta, e comprar um produto BOM, pode ficar tranquilo! PORÉM, assim como conversei com um amigo que estava usando o produto pra economizar água (ACHO A IDEIA SUPER VÁLIDA, mas cuidado pra isso não virar desculpa) existe a possibilidade do produto irritar o cabelo e até inflamar o folículo piloso, se usado em exagero! (Isso já aconteceu comigo inclusive, quando usei por dois dias seguidos viajando de avião. Mas bastou lavar e problema resolvido). Portanto, é válido lembrar que o Dry Shampoo é bacana para ser usado em situações específicas ou de emergência, e não como a solução para o racionamento de água (risos).

Cuidado com produtos muito barato. O quesito qualidade é importante, se não o seu couro pode sofrer. Existem VÁRIAS marcas que indico! Uma melhor que a outra. Um dos meus FAVORITOS é o REFRESH DUST OSIS+ da marca Schwarzkopf e outro que considero uma boa opção. com preço TOP, éShampoo à Seco  da marca Charming! Pode comprar os dois tranquilo.

 3) “Eu posso aplicar o produto assim como faço com o spray de cabelo normal?”

NÃO, man! A distância é igual, em torno de metade de uma régua (15 cm), mas a direção da aplicação é diferente. Como assim? Enquanto você aplica o spray de fixação no sentido mais perpendicular (90 graus) o DRY SHAMPOO deve ser orientado horizontalmente, com foco nos fios capilares e não no couro cabeludo! Mas por quê? Exatamente pelo motivo de evitar inflamação e irritação do couro cabeludo. Pode notar que até algumas embalagens explicam isso.

Outro detalhe: depois de aplicar ESPALHE BEM com a mão ou com o pente/escova. Caso você perceba que o produto, cujo aspecto é de  pó, ainda persista visível no cabelo isso significa que você não espalhou direito ou exagerou na quantidade. Qualquer coisa, use uma toalha pra tirar o excesso!

 

4) “A ideia do shampoo seco é igual a técnica de usar talco normal, pra tirar a oleosidade?”

Sim! Há uns 4 anos confesso que usava talco infantil pra driblar a oleosidade e funcionava. Porém, há 3 problemas:

Primeiro: cabelo fica meio branco (mesmo espalhando bastante);

Segundo: mais fácil de irritar couro cabeludo, caso você tenha alergia fácil (eu não tive esse problema, mas conheço casos de amigos e pacientes que tiveram). Principalmente quem tem caspa!

Terceiro: você fica cheirando BEBÊ! (risos)

5) ” Vinicius, eu aliso o cabelo (…). Posso usar o shampoo seco?”

Claro, afirmo isso com total certeza, mesmo o leitor não me descrevendo exatamente o método utilizado  pra “alisar” os fios dele.  Se você PINTA O CABELO, USA CERÂMICA, TRATAMENTO COM PRODUTOS ou ALISA (como exemplo da pergunta) é sempre indicado evitar a água para aumentar o tempo de duração do creme/tinta utilizada certo? Assim, o Dry Shampoo entra como solução, uma vez que você está dando mais tempo entre uma lavagem e outra. Isso é uma dica que bastante hairstylists e visagistas dão! Resumindo: pode usar sim. É uma boa pra preservar o seu procedimento.

Espero ter ajudado nas respostas. Caso eu não tenha sido muito resumido, ou direto, nas explicações e você e não entendeu algo, PODE PERGUNTAR!

HuG.