Os docksides, sapatos de couro com solado de couro (também chamados de boat shoes), voltaram com tudo nessa temporada. E choveram perguntas em nosso formspring sobre eles. Para acabar de vez com elas, resolvi escrever um post, que marca o início da seção Guia definitivo, aonde vou postar um guia completo sobre algum assunto que é hit no momento.

A primeira dúvida recorrente sobre docksides é: quando usar? Por ser um sapato mais casual, o ideal é que seja usado em situações idem, ou seja, nada de ir em um casamento com ele. Você até pode ir trabalhar, desde que sua empresa permita looks mais casuais (é o caso de publicitários e arquitetos, por exemplo).

Como usar? Você pode usá-los com ou sem meia, com um jeans e camiseta ou camisa. Não existem muitas regras. Você cria seu look.

Abaixo, algumas imagens de rua para você se inspirar e alguns modelos existentes no mercado.

dockside-face-hunter

Look fotografado pelo Facehunter

dockside-the-sartorialist

Look do site de moda de rua The Sartorialist

A Yuketen é uma marca de calçados americana criada pelo estilista Yuki Matsuda. As peças são feitas à mão com matéria-prima de qualidade. Além dos docksides, a marca também vende mocassins, sapatos sociais, cintos, carteiras e bolsas.

dockside-yuketen-verao-2010-1

Docksides da Yuketen, que também produz, malas, bolsas e acessórios

no images were found

O famoso produtor musical Mark Ronson desenhou para a Gucci alguns modelos de docksides – recentemente também lançou alguns tênis.

gucci-mark-ronson-dockside

Dockside da Gucci em parceria com Mark Ronson

A mais tradicional marca de docksides é a Sebago, que produz os calçados desde 1970. No Brasil, a Fascar vende alguns modelos.

dockside-sebago-4

no images were found

E vocês? O que acham dessa tendência?