Virar a noite trabalhando ou levar tarefas para a casa eram atitudes muito comuns há alguns anos. Outros conselhos que eram seguidos, hoje já não fazem parte de dicas de sucesso para o mercado de trabalho. O especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, fez uma lista super interessante de 7 conselhos de carreira que você precisa esquecer para ter sucesso atualmente.
1) Seja o primeiro a chegar e o último a sair
Mais tempo de trabalho não quer dizer que o funcionário é mais produtivo. A organização do tempo deve ser feita no começo da semana para entregar todos os trabalhos e resultados no prazo. Ficar além do tempo no escritório e fazer muita hora extra pode ser prejudicial ao funcionário.
3) Faça exatamente o que pedirem e não reclame/questione
O funcionário que faz apenas o que mandam não se destaca mais no mercado de trabalho. Quem quer evoluir na empresa e ganhar espaço, deve expor suas ideias e opiniões. Fazer o que está além do alcance, com certeza vai trazer crescimento profissional.
3) Trabalhe em um emprego que dê estabilidade
Provavelmente os seus pais e avós ficaram anos na mesma empresa buscando estabilidade. Atualmente a segurança no mercado de trabalho não é mais uma coisa tão procurada. O profissional quer fazer o que gosta e ser feliz no que faz. E se precisar mudar de emprego para isso, ele não pensa duas vezes.
4) Trabalhe na empresa da família
Era muito comum antigamente o herdeiro cursar uma faculdade para manter se na roda familiar. Os tempos mudaram e hoje não é difícil ver profissionais se formando em áreas bem distintas da que a família atua. O importante é trabalhar no que gosta. Acredite naquilo em que você trabalha, man.
5) Opte pelo trabalho ou dinheiro
O ideal nos tempos de hoje é manter um equilíbrio entre as duas opções. O funcionário pode ser feliz trabalhando em um lugar que ele gosta e ganhar o que ele quer. Optar por apenas uma delas pode afetar o outro lado.
6)Leve o trabalho para casa
Levar o problema de casa para o escritório ou do escritório para a casa é um erro bastante comum do brasileiro. Não confunda os assuntos do trabalho e de casa. O que é do trabalho fica no trabalho e o que é de casa, fica em casa.
7) Não peça ajuda do líder
Peça ajuda sim. Mostre que você não sabe de tudo. Ninguém nasce sabendo. Uma das principais características de um bom funcionário é humildade. É preciso reconhecer as dificuldades e buscar ajuda e, assim, evitar problemas futuros.
Tem alguma dica que você ainda considera ultrapassada? Concorda com a análise exposta aqui no texto? Compartilhe suas ideias, man.
// A SLAC Coaching, citada neste texto, é o maior centro de pesquisa e treinamento em coaching da América Latina. Ela também foi a primeira organização de coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria com o Institute Of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à Harvard Medical School.
// Photos Disclosure