Você tem ideia de quais são os tratamentos para estética masculina mais buscados no nosso país? No geral, botox, preenchimento e tratamentos para redução da calvície são os mais almejados.

Instigado pela ascensão profissional, por ter mais conforto com a aparência ou prevenir o envelhecimento da face, o homem de fato procura mais por esse serviço sem medo de ser feliz ( e mais bonito). O número de procedimentos estéticos em homens quadruplicou em 10 anos! 

/ TOP 10 PROCEDIMENTOS DA ESTÉTICA MASCULINA

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) a cada dois minutos um homem realiza um procedimento estético no Brasil. De acordo com as pesquisas da instituição, o número de cirurgias plásticas em homens chega a 276 mil por ano. Lipoaspiração? Abdominoplastia? Que nada: a maior preocupação deles é com a face.

1/ BOTOX (TOXINA BOTULÍNICA)

O Botox é o nome popular da aplicação de toxina botulínica, uma substância que promove a interrupção dos comandos neuromusculares, bloqueando a contração dos músculos faciais que receberam o produto. Já falamos disso aqui no blog do HomemModerno (LEIA CLICANDO AQUI).
 
As expressões faciais, ao longo do tempo, estão entre as principais responsáveis pela formação de rugas e envelhecimento facial, de forma que ao minimizá-las o paciente reduz os efeitos dos movimentos na formação das linhas de expressão permanentes.

Como resultado, o homem tem um rosto menos envelhecido e evita a formação precoce de rugas assim como a suavização das já existentes. Além disso, há também a função da toxina botulínica para diminuir a oleosidade da pele, diminuir até os poros e por fim a conheça ação contra o suor excessivo. Para esta função veja esta matéria sobre o assunto, clicando AQUI.

2/ PREENCHIMENTO FACIAL

O preenchimento facial com ácido hialurônico é outra opção muito comum na estética masculina, especialmente pensando na face do homem. Antes conhecido pelas bocas carnudas das mulheres, hoje já uma ferramenta valiosa para melhor a arquitetura facial masculina.

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo organismo e que tem os níveis reduzidos após os 30 anos. Ele ajuda na hidratação, elasticidade e firmeza da pele.

O tratamento é indicado no combate aos sulcos faciais, como o bigode chinês, e também para melhorar a perda de volume na face, como nas bochechas e no mento. Ou até para deixar o rosto mais largo e viril, deixando a face mais quadrado. Enfim, o objetivo é proporcionar contornos e ângulos faciais compatíveis com a ideia de beleza masculina. 

3/ TRANSPLANTE CAPILAR

A alopecia androgenética – a famosa calvície masculina – é uma condição hereditária, mais comum entre os homens, e que causa muito desconforto entre eles, o que faz com que os tratamentos específicos para essa condição estejam entre os mais procurados.

O paciente pode optar pelo transplante de unidade folicular (FUT) ou a extração de unidades foliculares (FUE). O influencer em cuidados masculinos do blog Homens que se cuidam, Juan Alves, fez uma série de vídeos explicando em detalhes a experiência dele com o procedimento cirúrgico (VEJA CLICANDO AQUI).

No primeiro caso é extraída uma faixa de cabelo da região doadora, normalmente nuca, e implantada na região calva. No FUE, os folículos são extraídos individualmente e, posteriormente, implantados na região de destino.

4/ MICROAGULHAMENTO ELETRÔNICO

O antigo “microagulhamento com roller” foi modernizado e melhorado nos últimos anos. As funções são várias para a estética masculina: desde estimular colágeno – ajudando a reduzir as cicatrizes de acne ou melhorando flacidez das palpebras e até nos tratamentos capilares, fazendo com que os remédios entrassem com maior facilidade no couro cabeludo (famoso Drug Delivery).

O procedimento para ser seguro precisa ser feito em ambiente preparado e por um especialista. Atualmente, o procedimento é feita geralmente através de um aparelho. Nele é possível ajustar a profundidade das agulhas e ir alternando conforme a região ou a necessidade do procedimento.

5/ LIFTING FACIAL

O lifting facial, também conhecido como ritidoplastia, é uma técnica que visa o rejuvenescimento facial como um todo ao reposicionar as estruturas da face e remover o excesso de pele e gordura do rosto.

Nos homens, essa cirurgia plástica é indicada quando o paciente apresenta sinais mais avançados de envelhecimento, como rugas, linhas de expressão e flacidez que proporcionem uma aparência cansada. O objetivo dos protocolos atuais das clínicas médicas masculinas é evitar chegar nesse procedimento cirúrgico, realizando um plano de cuidados diários juntos com procedimentos em consultório menos invasivos.

6/ LASER DEPILATÓRIO

Muitos caras preferem ter os pelos no peitoral ou até mesmo na extensão do pescoço. Mas vamos combinar que pelos nas costas não é difícil ser uma tendência? Existem várias opções de lasers com função de depilação, e muitas com procedimentos pouco dolorosos.

Homens procuram também para ter maior praticidade e tempo na vida diária. O laser para desenhar e deixar a barba aparada ou no desenho desejado também é busca.

7/ BLEFAROPLASTIA

Uma das técnicas mais realizadas entre os homens é a blefaroplastia, ou cirurgia plástica das pálpebras. Ela pode ser realizada para tratamento da ptose, excesso de gordura e pele e xantelasma nas pálpebras superiores ou inferiores. Além de melhorar a aparência, com um olhar rejuvenescimento e descansado, também pode beneficiar a visão do paciente.

Muitas vezes até mesmo pacientes jovens precisam se submeter a este procedimento para melhora da estética masculina. Porém, no geral, é mais comum entre os pacientes acima de 45 anos que não tiveram uma rotina ou planejamento prévio de envelhecimento.

8/ LIPOASPIRAÇÃO

Uma das técnicas corporais mais procuradas entre os homens é a lipoaspiração. Essa cirurgia não é indicada como uma opção para emagrecimento, mas sim para remoção da gordura localizada no abdômen, flancos, costas, coxas, joelhos e até mesmo papada.

Para realizar essa técnica, o cirurgião plástico utiliza uma solução tumescente para soltar as células de gordura e facilitar a extração, causando menos danos e traumas ao paciente. Entre os resultados esperados com a lipoaspiração está um corpo mais harmonioso e melhor desenho corporal.

9/ RINOPLASTIA

Outro procedimento facial que está entre os mais realizados pelos homens é a rinoplastia, cirurgia plástica para corrigir insatisfações com o nariz. A estética masculina quando pensa em nariz bonito para homens é muito ampla. Alguns procedimentos com preenchedores é uma solução, entretanto em outros, a rinoplastia é necessária.

O procedimento cirúrgico permite corrigir diferentes aspectos do nariz que possam ser incômodos ao paciente, como tamanho das asas ou da giba nasal, formato, harmonização com a face, entre outros.

Devido à importância do nariz à estética facial, o cirurgião plástico deverá fazer uma avaliação detalhada das insatisfações do paciente e definir opções para corrigi-las, visando sempre uma face mais harmônica.

10/ BIOESTIMULADOR

Futuramente imagino que seja um dos procedimentos no topo da lista. Por ser relativamente novo e com um investimento mais salgado ainda não está tão popular.

A ideia dessa ferramenta é através de determinadas substâncias, como a hidroxipatita de cálcia, estimular FORTEMENTE a produção do colágeno do rosto. Assim, garante aspecto mais firme e menos flácido. E o melhor: resultado é progressivo, natural e duradouro: perfeito para os homens mais discretos e sem pressa de parecer bem.

Você já fez algum desses procedimentos? Por favor, compartilhe sua experiência e opinião e ajude a colaborar com essa comunidade de saúde masculina.