Já ouviu falar dos Flower Boys? Conheça sobre essa obsessão dos homens coreanos.

Foto da revista Cosmopolitan Korean, de 2012, na matéria “Homens entitulados Perfeitos” ¹

 

Existe uma forte tendencia entre os sul coreanos denominada FLOWER BOYS. A expresão procura descrever os homens heteressexuais na idade adulta, especificamente de 18 a 30 anos, com a obsessão de obter uma pele perfeita, isto é, homogênea, lisa, sem manchas, sem imperfeições e jovial. Eles passam horas em frente ao espelho, se submetem a procedimentos estéticos invasivos e até usam maquiagem! . 

LUMINOSIDADE! 

Os “garotos flores” são viciados nos lançamentos destinados ao cuidado da pele e querem como um grande objetivo uma pele iluminada. As empresas de beleza globais identificaram esses homens e agora o grupo é um ótimo novo público-alvo, visto que os rapazes são os principais consumidores de cosmética masculina do planeta.²   

BB CREAM!

O BB cream, por exemplo, é um dos exemplos de produtos que conquistaram fácil as prateleiras dos homens sul coreanos. Existem várias marcas, agregações diferentes e especificidades para agradar os diversos tipos de gosto. Para os leitores que desconhecem esse item, trata-se um “creme” com pigmentação, esconde imperfeições, hidrata, oferece proteção solar e várias outras funções dependendo do marca.

Veja exemplo de uma propaganda:

 

Anúncio do BB Cream feito para homens com tendência a pele oleosa

 

 

#FBoys As diversas bandas sul coreanas assim como séries de TV ou filmes trazem como protagonistas esse perfil de homem. Artigos e reportagens interncionais sobre essa tendência esclarecem que não é uma subdivisão dos metrossexuais, e categoriza esses homens como homossexuais. A equipe do site reflete sobre esse fenômeno e procura observar em outros ídolos internacionais ocidentais esse reflexo. Será que os integrantes da banda One Direction seriam um exemplo de flower boys? 

Alguns autores ainda comentam sobre a mudança da visão do ideal masculino. Dos heróis musculosos, grandes e mais “másculos” o objetivo entre os homens orientais é quase o oposto: delicadeza, atributo esse visto pelas mulheres de lá como prioridade na conquista.³ 

Vocês observam essa tendência em outras personalidades masculinas? E entre os seus conhecidos e amigos? Esse fenômeno aparentemente está um pouco longe ainda do Brasil. Atividades ao qual enaltecem os músculos e a masculinidade ainda são a maneira predominante de obter vantagens na competição e de aumentar a autoconfiança entre os homens brasileiros. Maquiagem, pele perfeita? Apenas uma preocupação crescente.

 Mas se você se interessou pelo lance do BB Cream e manda bem no inglês, veja esse vídeo com um tutorial por um legítimo Flower Boy:

Referências 

1. COSMOPOLITAN. Men Named ‘Perfect’. Disponível em: <http://cosmopolitan.joins.com/article/RetArticleView.asp?strArtclCd=A000000144&strMCateCd=ACAB>. Acesso em: 28 ago. 2013. 

2. COSMETICS & TOILETRIES. São Paulo: Vox, v. 25, n. 3, 01 jun. 2013. 

3. PAÍS, El. La hora de los ‘chicos flor’. Disponível em: <http://smoda.elpais.com/articulos/la-hora-de-los-chicos-flor/3145>. Acesso em: 27 ago. 2013.