” Há uns 3 meses percebi que os bicos do meu peitoral estão crescendo muito e até um pouco dolorido. Não sou gordo, não sei porque está acontecendo comigo! Já marquei um médico. O que pode ser? Tem remédio? Tenho medo de cirurgia.” T.P.S

 

GINECOMASTIA COMO TRATAR HOMENS COM PEITO

Não é raro encontrar homens, principalmente adolescentes e jovens adultos com crescimento excessivo do tecido mamário (mamilos, como quis referir o internauta) que acabam até se tornam escravos de camisetas mais largas afim de esconder o problema. Tal condição é chamada de GINECOMASTIA. Pode acontecer em ambos lados, ou apenas de um lado. Na pergunta do leitor ele relata que não está em sobrepeso. Quando o crescimento está relacionado com acúmulo de gordura nós denominamos PSEUDOGINECOMASTIA, ou ainda melhor, LIPOMASTIA. E ainda, há aqueles casos que existe tanto acúmulo de tecido glandular, como depósito de gordura e então chamamos de GINECOMASTIA MISTA. Mas enfim, você não precisa saber disso tudo.

homens com peito como tratar ginecomastia

Como no caso da pergunta refere-se, aparentemente, a uma ginecomastia, irei focar o post nesse assunto.  Tal condição, em resumo, acontece devido uma alteração do equilíbrio entre as concentrações de alguns hormônios, como o estrógeno e o andrógeno. Apresento abaixo as respostas das principais dúvidas sobre o tema que recebo, e explicarei com a ajuda do Dr. Gustavo Merheb, cirurgião plástico no RJ, sobre o tratamento. Se restar alguma dúvida não hesite em me enviar!

 

// NÃO PRECISA TER MEDO

A cirurgia é relativamente simples. Porém, é sempre válido fazer os exames de check-up antes do procedimento, assim como avaliar bem a causa exata da ginecomastia, uma  vez que possui diversos fatores, como: ” excesso de peso, uso crônico de maconha, uso de anabolizantes esteróides, entre outros”, como salienta o Dr. Merheb.

homem com peito homem com peitinho como tratar tirar ginecomastia

// PODE SUMIR ESPONTANEAMENTE?

Sim, pode. A maioria dos médicos limita um intervalo de 2 anos para avaliar se haverá regressão (esse tempo é esperado quando o paciente é adolescente). Entretanto, se o desconforto for muito grande não há necessidade de aguardar.

// TEM REMÉDIO?

Você pode fazer terapia hormonal com intuito de bloquear o efeito do estrogênio, e dependendo da causa obviamente você fará um tratamento para eliminar o “problema pela raíz”. Mas em todos os casos de ginecomastia, a cirurgia plástica é recomendável. Não é considerada uma emergência ou urgência cirúrgica, mas a cirurgia estará indicada em todos os casos em que o diagnóstico seja feito. O diagnóstico da ginecomastia é feito através de exames clínicos e por imagem.

homem com peito como tratar ginecomastia mastologia

 

 // TEM QUE INTERNAR? QUANDO POSSO VOLTAR VIDA NORMAL APÓS CIRURGIA?

“Em 3 ou 4 dias pode voltar à trabalhar e/ou estudar normalmente. E entre 20 e 30 dias já poderá retomar todas as suas atividades físicas”, segundo o Dr. Merheb. A internação pode ser entre 5 até 24 horas, dependendo do caso.

// DEPOIS DA CIRURGIA, PODE SER QUE VOLTE?

Se você uma possui ginecomastia plena, após cirurgia dificilmente você terá essa hipertrofia novamente. Isso pode ocorrer caso você tenha um desequilíbrio hormonal e então o tecido glandular pode crescer, mas É BEM POUCO.  Por isso é importante ter certeza da causa do problema, e assim uma conversa antes com um médico mastologista ou endocrinologista é uma boa ideia.

// FICARÁ  CICATRIZ?

Sinceramente depende de cada paciente, da causa, do tipo exato de procedimento cirúrgico e por isso essa pergunta deve ser feita na consulta, uma vez que o médico consegue analisar e responder, com clareza. Porém,  de uma forma geral, posso antecipar que a cicatriz é muito pequena e acaba ficando menos aparente, principalmente se você possui pelos na região normalmente.

 ginecomastia (homem com peito) como tratar

Um leitor uma vez escreveu me dizendo que usava fita adesiva para apertar e assim esconder um pouco o mamilo que estava muito grande e aquilo o incomodava muito, até mesmo perto dos familiares. Como disse o Dr Gustavo: “A mama do homem fique com aspecto feminino, gerando uma grande insegurança na pessoa afetada”. Realmente e portanto não vejo motivo para hesitar na procura de tratamento. Lembre-se  de fazer uma lista com suas dúvidas e anseios  para a consulta e assim o médico pode te ajudar com maior facilidade.

Agradecimentos:

Danielle Schiavo
Gustavo Merheb*

* Fez residência em Cirurgia Geral na Santa Casa do RJ; cursou pós-graduação em Cirurgia Plástica pela UNIB. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tem 11 anos de experiência na área e é sócio na clínica espaço Merheb na Barra da Tijuca e no Leblon, ambos no Rio de Janeiro. Para entrar em contato com ele, basta clicar AQUI

 

Referências

Fruhstorfer BH, Malata CM. A systematic approach to the surgical treatment of gynecomastia. Br J Plast Surg. 2003;56(3):237-46
Cordova A, Moschella F. Algorithm for clinical evaluation and surgical treatment of gynaecomastia. J Plast Reconstr Aesthet Surg. 2008;61(1):41-9.
BARROS, Alfredo Carlos Simões Dornellas de  and  SAMPAIO, Marcelo de Castro Moura. Gynecomastia: physiopathology, evaluation and treatment. Sao Paulo Med. J. [online]. 2012, vol.130, n.3 [cited  2015-05-28], pp. 187-197