Sejam carros novos ou seminovos, você já se perguntou qual a história por trás dos brasões de metal adornados na frente de cada automóvel?

Claro que alguns são mais simples do que outros. Mas por exemplo, se o logotipo da Ford te deixa coçando a cabeça, então você provavelmente não tem uma relação muito íntima com carros e grandes máquinas.

Aqui vai um pouco da história e da evolução de alguns dos logos de carros mais interessantes:

 



oie_ZF3JunM4BmP0

SUBARU

Em japonês ”Subaru” é a palavra janponesa para o aglomerado estelar das Plêiades. Dessa forma, as seis estrelas no logotipo representam as empresas que se fundiram juntas para formar a Fuji Heavy Industries, – da qual a Subaru é a fabricante de automóveis.



oie_CvmfrcrrCj5i

MERCEDES-BENZ

O logo de estrela de três pontas da Mercedes-Benz começou em 1870, quando Gottlieb Daimler enviou para a sua esposa um cartão postal com uma estrela desenhada sobre ele. Seu desejo era de ver a estrela de três pontas no topo de todas as suas fábricas, indicando seu triunfo sobre a “terra, mar e ar”.



oie_jflAd4a1VeBr

CHEVROLET

O emblema bowtie (gravata borboleta) que representa a americana Chevrolet, na verdade, tem suas raízes na Europa, mais precisamente na França. Muitos dizem que o brasão, usado pela primeira vez em 1914, era o desenho do papel de parede em um quarto de hotel francês, no qual o fundador da GM, William Durant, havia se hospedado.


 

oie_nzhveCE7Hela-1

LAMBORGHINI

No início dos anos 60, Ferruccio Lamborghini passou um tempo com Don Eduardo Miura, um criador de touros espanhóis premiados, em sua casa em Sevilha. Estes animais imponentes tiveram tal efeito sobre Lamborghini que ele decidiu que o logotipo de sua marca seria caracterizado por este touro furioso.


 

oie_jW16F1F4d9Pp

BMW

Durante muito tempo, acreditava-se que o logotipo da BMW era a representação da rotação de uma hélice; o que realmente tem sido provado ser mais mito do que realidade. A verdadeira história é de que quando a BMW surgiu como resultado de uma reestruturação da Rapp Motorenworke, a marca desejava manter a dinâmica do logotipo Rapp no layout. Além disso, as cores azul e branco são as cores predominantes da bandeira da Bavaria. Por isso, o novo logotipo BMW.


 

oie_uvZO7LWrG1ld

VOLVO

O emblema Volvo é na verdade uma representação do símbolo de Marte, que também simboliza o deus romano da guerra. Ok, então como isso está relacionado a Volvo ou a carros? Bem, isso também se tornou um símbolo da relação entre o deus da guerra e as armas de metal, que eram contruídas a partir do ferro.  Além disso, este também é popularmente conhecido como o símbolo do gênero masculino. Desde o início, os fundadores da Volvo queriam um símbolo de força para os seus carros e isso certamente se encaixou em todas as suas exigências.


 

oie_qhXT7NvpVySa

FERRARI

O cavalo  elegante é  instantaneamente reconhecido como o símbolo da poderosa marca italiana Ferrari. No entanto, este cavalo foi originalmente pintado na fuselagem de um avião militar de caça italiano, durante a Primeira Guerra Mundial. A mãe do piloto, que foi um herói na guerra, pediu a Enzo Ferrari para colocar a figura do cavalo em todos os seus carros. Ela disse que o símbolo traria boa sorte. Quase 100 anos depois, ele ainda está lá, com um o amarelo ao fundo, representando a bandeira de Modena ( cidade natal de Enzo Ferrari ) .