“POR QUE EU PRECISO HIDRATAR MEU ROSTO SE ELE JÁ É OLEOSO? EXISTE HIDRATANTE PARA PELE OLEOSA?”

Hidratantes para pele oleosa existem e são necessários, meu caro. A hidratação da pele é parte fundamental de muitos tratamentos dermatológicos, mas a disfunção da barreira cutânea ainda não é a primeira coisa que vem a mente quando se pensa em acne e muitos menos que existam hidratantes para pele oleosa. Contudo, um crescente número de artigos já demonstrou que a pele propensa à acne apresenta disfunções significativas que propiciam o aparecimento dos cravinhos ou microcomedões. Tais lesões são as precursoras dos quadros de acne e a literatura científica indica que, quando há um aumento da produção de filagrina no foliculo piloso, ocorre o surgimento e progressão para formação das famosas e odiadas “””espinhas”””. Outro fator importante é que toda a pele propensa a ter acne apresenta, além da disfunção citada acima, alterações na qualidade do sebum produzido naturalmente pela pele, aumento na perda de água e inflamação subclínica, o que facilita ainda mais o aparecimento das lesões e gera um círculo vicioso. Como se não bastasse, alguns medicamentos utilizados para o controle do quadro de acne irritam a pele, o que piora muito a aderência do paciente ao regime de tratamento e leva a piora dos quadros.

Felizmente, a indústria farmacêutica é atenta às mudanças no mundo científico e desenvolveu diversos hidratantes próprios para a pele do paciente com acne. São muitas as opções de hidrantes para pele oleosa, mas basicamente são formulações que não agravarão o quadro por não facilitarem o aparecimento dos “cravinhos”, hidratarão a pele adequadamente e diminuirão a irritação causada por alguns dos tópicos utilizados. É tudo muito lindo no papel, mas não adianta comprar e não usar. Lembre-se: A pele é o cartão de visitas da vida, então cuide direito da sua. Converse com seu dermatologista da SBD para que ele te fale exatamente qual hidratante para pele oleosa é o mais adequado para seu tratamento. Todo mundo tem o seu, é como braço!

Nos outros posts da série, você pode conferir quais são os outros três cuidados essenciais para o cuidado da pele com acne.