Olá galera! Welcome! A proposta deste novo site é falar de moda masculina, ideias, dicas e tendências para o homem moderno. De cara, quero falar um pouco porque o homem moderno deve se preocupar com moda e o porquê ela deixou de ser “coisa de mulher” para se tornar importante no dia a dia das pessoas, inclusive no dos homens.

Nessa última semana, com a morte de Michael Jackson, inúmeros sites, revistas, jornais e a TV se voltaram para cobrir o fato. Uma das coisas que me chamou a atenção foi que algumas reportagens destacavam a importância do figurino na carreira do cantor. A roupa dele não tinha apenas a função de vestí-lo, mas também era parte de sua personalidade. Talvez ele não fosse o astro que era se não fosse por suas roupas peculiares, que refletiam sua personalidade. Pode parecer exagero, mas sua moda complementava sua música.

Reprodução
michael-jackson
Michael Jackson é ícone da música pop, mas também da moda

Existem diversos exemplos de personalidades (homens) que usam a moda para se destacar. O primeiro deles é Justin Timberlake, que foi eleito pela revista GQ americana como o homem mais bem vestido da América, em março deste ano. Barack Obama também figura entre os mais bem vestidos do mundo, em outra eleição feita pela mesma revista. É claro que a roupa por si só não os faz ser quem são. Obama não se torna melhor político porque se veste melhor, mas a imagem que ele projeta é a de um homem competente. As pessoas o veem de forma diferente. Apesar dele estar antenado com a moda, não parece ser complicado para ele se vestir bem, pelo contrário, passa a impressão de alguém que está confortável com o que veste.

Divulgação
justin-timberlake
Justin Timberlake foi eleito o homem mais bem vestido da América

Ultimamente os homens têm se preocupado mais com o que vestem, têm se interessado em saber o que está ou não na moda. A moda masculina não é mais vista como “coisa de gay” e as pessoas têm percebido a diferença que faz alguém que se veste adequadamente. Lá fora, nos países europeus, a moda masculina está muito à frente do nosso país, não só em termos de design mas também na forma como os homens encaram a questão.

A moda, enfim, não tem só função estética, tem função prática. Pode ser um tormento para alguns homens ter que decidir o que vestir todo dia de manhã. Para outros, entretanto, pode ser um prazer. Depende de como você encara a questão.