Moda, Arte e Design misturam-se em exposições e influências na próxima edição do Fashion Rio
Tudo começa com a troca de cartas, recheadas de paixão e sensualidade, entre D. Pedro I e sua amante, a Marquesa de Santos. E um percurso tropicalista, que passa por diversos movimentos, chega aos dias de hoje, mostrando ícones que influenciaram nossa cultura e comportamento. EsseUniverso Tropical que desenhou o lifestyle brasileiro, repleto de criatividade e sensualidade, será o tema da edição Verão 2012 do Fashion Rio, que está acontecendo entre 30 de maio e 4 de junho. Neste Universo Tropical, moda, arte e design conviverão no Pier Mauá, com três exposições entre as salas de desfiles.



A primeira delas vai desvendar uma rede de significados, a partir de diferentes objetos _ antigos, comuns e históricos _, no Armazém 1. Será um espaço de observação e experimentação desse percurso tropicalista. A exposição começa com a Marquesa de Santos e parte para uma gravura de uma floresta tropical, que representa a visão estrangeira do paraíso. Percorre o branco e preto “modernista” representado por roupas e por imagens de musas, entre outras referências. Neste “liquidificador” cultural, que deu origem ao nosso jeito de ser, haverá ainda referências a novelas, à arte plumária, a Carmem Miranda e ao mestre Chacrinha.

Outra exposição, no Armazém 3, mostrará um mix de imagens das musas que inspiraram esse Universo Tropical e transbordam, cada uma a sua maneira, a sensualidade e lifestyle dos trópicos.


Um fio de inspiração entre as curvas das musas e do Rio de Janeiro levará à terceira exposição, que vai do tropicalismo para o design. A partir de desenhos de Oscar Niemeyer, o perfil do design contemporâneo carioca será exibido no Armazém 2, com uma mostra que reunirá obras de diversos designers de destaque e desenhos de projetos. “O corpo, a memória, a natureza e a cultura são inspiração para o  trabalho dos designers cariocas.  Podemos ver por exemplo na poltrona Chifruda de Sérgio Rodrigues, em uma jóia de Antônio Bernardo, em um skate da Fibra ou na produção de Zanini de Zanine esta sensualidade tropical”, explica a curadora do evento, Mari Stockler. “Assim como é uma plataforma para a moda, há 10 anos, o Fashion Rio passa a ser uma vitrine para o design também. É um evento que serve a todos os segmentos da economia criativa no Rio de Janeiro”, completa Cristiane Alves, responsável pelo Senai Moda e Design, do Sistema FIRJAN.