As principais semanas de moda masculina, as de Milão e Paris, acabaram e já podemos ver o que o que vai ser moda na próxima estação. É difícil listar tendências pois são tantas! A verdade é que a moda se tornou democrática, tem para todos os gostos. A tendência mais observada é a desconstrução e reconstrução da clássica alfaiataria. O paletó se tornou street, podendo ser usado em looks informais para dar um ar sofisticado ao look.


O paletó continua slim, sempre com dois botões, tanto para usar em looks formais quanto em informais. No look de JPG, à direita, a sugestão é usar com calça jeans. Observe a camiseta com gola V, outro hit do verão.

Roberto Cavalli, Calvin Klein e Jean Paul Gaultier
Roberto Cavalli, Calvin Klein e Jean Paul Gaultier

A calça ganhou shape mais folgado, com o gancho baixo. Outra tendência é a calça tipo “cenoura“, maior na cintura e que vai afunilando (ao centro, no look da Hermés).

Moschino, Hermés e D&G
Moschino, Hermés e D&G

Confira as tendências apresentadas na SPFW e no Fashion Rio.

Cardigã e malha: ideal para deixar o look mais sofisticado.

Hermés, Prada e John Varvatos
Hermés, Prada e John Varvatos

Jaqueta e trenchcoat: o trenchcoat, à esquerda, continua com tudo no verão, em tecidos mais finos. Ao centro, jaqueta de couro de Roberto Cavalli. Por fim, a jaqueta jeans, sugestão da D&G.


Calvin Klein, Roberto Cavalli e D&G

Shorts: no calorão brasileiro, nada melhor do que estar à vontade. O shorts está cada vez mais curto (veja Cristiano Ronaldo). Por outro lado, há também bermudões, folgados, com corte de alfaiataria.

Dsquared2 e Louis Vitton
Dsquared2 e Louis Vitton

Aposte nos acessórios: o lenço continua em alta. Use versões em tecido fino. As malas também continuam em alta no verão. Por fim, os óculos de sol são indispensáveis, não só por ser cool mas também para se proteger.

Etro, Gianfranco Ferré e Jean Paul Gaultier
Etro, Gianfranco Ferré e Jean Paul Gaultier

Milão e Paris desfilaram um verão de poucas cores, com predominância do cinza, preto e branco. Apesar disso, tem moda para todos os gostos – algumas já observadas na temporada de inverno. A ordem é mesmo misturar, testar, fazer o seu estilo, sem medo. O clássico terno já não é tão clássico assim e o look formal pode se transformar em informal com a troca de algumas peças (só lembrando que no trabalho isso requer um pouco de cuidado). Trocar a tradicional calça do terno por uma de gancho baixo, mais larga e sem pregas, torna o look menos sério e perfeito para o verão, que pede roupas mais largas e confortávis. Os tecidos são mais finos e transparentes, as camisas e camisetas com gola V.

E você, qual dessas tendências mais gosta? Qual vai adotar no próximo verão?

Fotos: Reprodução / WWD.com